#63 – “O que impede muitas empresas de crescer é o próprio empresário” – com Susana Barros
Muitas vezes, quando um cliente procura a Hamlet para ajudar na sua estratégia de comunicação, encontramos uma dificuldade. É que esse cliente não tem ainda uma estratégia para a própria empresa. Não definiu com clareza os seus clientes-alvo, a sua oferta, o seu modelo de negócio. E, sem isso, fica difícil definir o que a comunicação tem de fazer.
Estratégia empresarial, e especificamente para empresas B2B, é o foco da Susana Barros: consultora, docente da Porto Business School e ela própria empreendedora, com uma longa experiência em estratégia e liderança. Dois ingredientes cuja falta, segundo ela, ainda impede a maior parte das empresas portuguesas de crescer. Neste episódio, falamos da importância de parar para pensar, de fazer escolhas e até mesmo de recusar oportunidades.
Tudo coisas difíceis para muitos empreendedores e empresários, que frequentemente são, eles próprios, o maior obstáculo ao crescimento das suas empresas. Razão ainda mais forte para ouvir esta conversa – gravada em 2023 – e aprender com a Susana.
Ouvir no Apple Podcasts:
Ouvir no Spotify:
Ouça o episódio e descubra:
- Os dois pontos básicos que é preciso conhecer para desenhar a estratégia da sua empresa
- O que faz com que 70% das empresas não cheguem aos 5 anos de existência – e como ultrapassar essa barreira
- Quantas páginas deve ter o documento de estratégia da sua empresa
- Qual é o caminho para que os líderes deixem de ser bombeiros e se convertam, finalmente, em maestros do negócio
- O que torna uma sólida cultura de empresa ainda mais importante do que a estratégia
- Qual é a única função do marketing, sem a qual não serve para nada
- O que faz com que muitos sistemas de incentivos às vendas produzam resultados contrários aos esperados
Sobre a convidada:
Empresas mencionadas:
Marcas mencionadas:
Livros recomendados:
Podcast recomendado:
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.