5 livros para entender os humanos – episódio 5: Alchemy

O marketing pode mudar o mundo? Segundo Rory Sutherland, ele já faz isso todos os dias, mas poderia fazê-lo muito mais, se se libertasse de algumas ideias erradas sobre como decidem os humanos. Como usar o marketing para transformar, de forma quase mágica, a realidade é o tema de Alchemy – o último dos nossos “5 livros para entender os humanos”.

A última recomendação desta série de “5 livros para entender os humanos” é de um autor que tenho seguido por todo o lado – e que você, se ainda não o segue, deveria seguir também.

Rory Sutherland é uma das cabeças mais interessantes do marketing do nosso tempo. Tudo o que diz normalmente vale a pena, e não só pelo conteúdo.

Começando, então, pela forma. O marketing, como qualquer outra disciplina complexa e cheia de especializações, pode ser às vezes muito chato de estudar.

Com Rory Sutherland não há esse risco. A sua forma de explicar é sempre cheia de histórias concretas e ideias muito práticas, ainda que muitas vezes desconcertantes. Ou hilariantes, como pode ver neste famoso Ted Talk, que ajudou a torná-lo conhecido muito para lá da esfera do marketing.

A “realidade objetiva” não existe

A ideia de partida de todas as suas intervenções é simples, e depois de explicada torna-se óbvia. Basicamente, aquilo que chamamos de “realidade” não tem quase nunca muito de objetivo. É enormemente determinado pela nossa forma de ver: as nossas expectativas, crenças, termos de comparação.

Vai daí que transformar uma realidade com que não estejamos satisfeitos – por exemplo, a qualidade dos transportes públicos, uma obsessão de Sutherland – muitas vezes não passa por intervir no mundo lá fora, mas por alterar percepções.

Por exemplo: em vez de investir milhões em novas linhas de comboio para encurtar uma viagem em 15 minutos, sai infinitamente mais simples e barato tornar esses 15 minutos a mais uma experiência agradável para o passageiro.

E quem é que faz recorrentemente essa alquimia de transformar a realidade, alterando percepções?

Precisamente: o marketing. Desde que – e é esse o fio condutor de Alchemy – abandone o pressuposto de que os seus destinatários (todos nós) são os agentes racionais postulados pela economia clássica.

Como descobrimos ao longo de todo o livro, as motivações humanas quase nunca são lógicas, mas psicológicas. Entendê-las dá ao marketing um poder extraordinário, e pode ajudá-lo a recuperar o prestígio e a influência que, nos últimos anos, parece ter perdido dentro das empresas.

Alchemy é daqueles livros que mudam a nossa perspectiva não só sobre a nossa atividade, mas sobre a sociedade e o mundo. Além de ser uma leitura divertida, que não se tem vontade de interromper. Sugiro que o ponha já na sua lista.

Jayme Kopke

Categorias:
Comunicação de marca, Criatividade, cultura, pessoas, Publicidade
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.