#45 – Primeiro a ideia, só depois o formato – com Susana Albuquerque
Uma das vantagens de ter um podcast é poder usá-lo como pretexto para conversar com pessoas que admiramos – partindo do princípio de que, se a conversa for interessante para nós, quem nos ouve também vai gostar. A Susana Albuquerque é uma dessas pessoas que conheço e cujo trabalho sigo há muito tempo, e com quem o podcast me dá agora uma oportunidade de trocar ideias.
A Susana é uma criativa excepcional, com um trabalho no mercado português e espanhol que tem acumulado prémios, reconhecimento e resultados ao longo dos anos. Hoje é diretora criativa da Uzina, que desde a sua chegada não para de dar nas vistas, e ainda é presidente do Clube Criativos de Portugal, que está mais ativo e inventivo do que nunca. É alguém que acredita em marcas, em ideias e em fugir dos formatos convencionais, como podemos notar neste episódio, gravado em 2022.
Ouça o episódio e descubra:
- O que faz com que este seja um momento especialmente interessante para trabalhar na comunicação de marketing em Portugal
- Que diferença faz ter um bom guião de marca em todos os momentos da jornada do cliente
- O que é a “comunicação desformatada” e quais são as suas vantagens para as marcas
- Qual é a única diferença fundamental entre o mundo B2B e o B2C
- Uma explicação possível para que Portugal tenha passado tanto tempo apenas a fornecer produtos para marcas estrangeiras, em vez de ter as suas próprias marcas
- O que as empresas portuguesas podem aprender com as espanholas (e vice-versa).
Sobre a convidada:
- Perfil da Susana Albuquerque no LinkedIn
- Site da Uzina
- Perfil da Uzina no LinkedIn
- Site do Clube Criativos de Portugal
- Perfil do Clube Criativos de Portugal no LinkedIn
Empresas referidas no episódio:
- Wunderman
- Bates
- Publicis
- KesselsKramer
- Crispin Porter Bogusky
- Lowe
- Young & Rubicam
- DDB
- Laranja Mecânica
- Jerónimo Martins
- Sonae
- Inditex
- Jaba Recordati
Marcas referidas no episódio:
Outras referências:
Livro recomendado:
Série recomendada:
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.