fbpx

Uma receita de liderança

O célebre guru motivacional russo Lev Tolstoi partilha uma interessante técnica para inspirar as hostes em momentos de grande tensão e crise, como o que vivemos hoje.

“O príncipe André prestou uma grande atenção às conversas de Bagration  com os oficiais comandantes e às ordens que ele dava, e com grande espanto seu verificou que ele não dava ordem alguma: tudo quanto fazia era apenas dar a entender que o que se passava por força das circunstâncias, em consequência do acaso ou mercê da intervenção dos diferentes comandantes acontecia, senão graças às ordens que ele dava, pelo menos de acordo com os seus planos. Mercê do tacto de que Bagration dava provas, André notava que não obstante os acontecimentos estarem confiados ao acaso e de qualquer maneira não dependerem da vontade dos chefes, bastava a presença deste para o resultado ser extraordinário. Os comandantes que dele se aproximavam com uma expressão transtornada afastavam-se confiantes; soldados e oficiais saudavam-no alegremente, readquiriam na sua presença um aspecto animado e diante dele era visível que se sentiam orgulhosos do seu heroísmo”.

Leão Tolstoi, guru motivacional do século 19, in Guerra e Paz. 1973, Publicações Europa-América, Trad. Isabel da Nóbrega e João Gaspar Simões.

 

Categories:
Comunicação interna e RH, Marketing B2B