Toda a verdade sobre a OLX

Estava eu num momento de descontracção a ver um filme, quando numa cena de grande tensão a imagem muda repentinamente…Anúncios. Já com o comando na mão para mudar de canal, aparece um daqueles anúncios da OLX Portugal que nos deixa com a frase “vende já!” no pensamento durante largos minutos.

Nada fora do comum, mas deixou-me a pensar na origem da OLX – exactamente o mesmo processo que me fez descobrir que a Samsung surgiu como uma empresa de comércio de mantimentos na Coreia do Sul. Adiante…

Depois de uma breve pesquisa (que me fez perder o início da 5ª parte do filme…!) fiquei a saber um pouco mais sobre este site gratuito de classificados fundado em 2006. Há cerca de 6 anos os seus fundadores tinham um objectivo bastante ambicioso: marcar presença em cerca de 60 países, ultrapassando diversas barreiras técnicas e linguísticas.

Mas como é que a OLX passou deste ambicioso objectivo para a presença em mais de 96 países em 40 línguas que tem hoje? Aqui entra a agência de marketing Keyade.

A Keyade decidiu criar uma equipa internacional interna, sedeada em Paris, com gestores de conta nativos dos principais países onde iriam operar. Assim, dominaram de imediato 7 línguas: o inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo e chinês. Constituíram também uma equipa de freelancers especializados na criação de campanhas de search marketing, para as línguas secundárias.

Resultado: o maior site de anúncios classificados gratuitos em Portugal e no mundo.

Mas o que tem isto a ver com o que normalmente nos interessa mais neste blog, que é o B2B – a especialidade da Hamlet?

Além de haver empresas a recrutar e a comunicar os seus serviços neste suporte, a sua principal fonte de rendimentos são os anúncios pagos por empresas e profissionais.

Ao mesmo tempo que fornece um serviço directo de compra e venda online, uma grande feira de fácil acesso, o OLX é também uma montra para empresas e profissionais que através de anúncios pagos usufruem da grande visibilidade alcançada nos últimos anos.

B2C, B2B…ou B2B…2C? O que lhe parece?

Rui Lourenço
Botão_newsletter_2

Categorias:
Business to business, Comunicação de marketing, Internet, Publicidade, Publicidade B2B
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.