5 dicas para conseguir publicações na imprensa

Press hatSe é certo que cultivar uma presença na comunicação social é importante para a sua notoriedade e reputação, a questão que se põe é como conseguir ser publicado.

O primeiro passo, naturalmente, é tentar conhecer os jornalistas e enviar regularmente material para as redações. Mas para garantir que os conteúdos serão mesmo publicados é preciso ter alguns cuidados na sua preparação.

Recentemente li um artigo da directora de relações públicas da agência Crafted, Emma Plummer, com algumas dicas para que o seu press release não acabe no lixo eletrónico de um jornalista. Veja se as acha tão úteis como eu achei:

1. As suas notícias são mesmo notícias?

Antes de escrever, pergunte a si mesmo se a história merece destaque. A informação traz algo novo, excitante ou controverso? Será que alguém fora da sua empresa teria interesse em lê-la?

Se a resposta for negativa, procure um ângulo mais adequado ou descarte a ideia.

2. Avalie o ângulo

Depois de ter a certeza que a história é relevante, é preciso achar o ângulo certo para cada meio de comunicação. Para isso, convém conhecer as publicações e perceber o que é mais adaptado a cada uma.

Não esquecer que o interesse do leitor é fundamental para qualquer história – escrever 2 ou 3 versões, mudando a perspectiva para agradar a diferentes audiências pode melhorar drasticamente os resultados.

3. Os 5 Ws (do original em Inglês – who, what, why, when, where)

Um press release eficaz deve responder a cinco perguntas: Quem, o quê, porquê, quando e onde?

Por exemplo, se a sua empresa tiver desenvolvido um carro revolucionário, o seu press release deve incluir o seguinte:

  • O quê? Que tipo de carro é? (tamanho, especificações, custo, design)
  • A quem é direccionado? (jovens, reformados, ambos? Para famílias ou negócios?)
  • Quando estará disponível?
  • Onde estará disponível?
  • Porque razão comprar este carro? Como se destaca de outros no mercado?

É também importante lembrar que os jornalistas são profissionais bastante ocupados. Garanta que a sua história fica bem definida nos primeiros parágrafos. Não se alongue muito e utilize espaçamentos duplos para melhorar a leitura.

4. Aponte para o sítio certo.

Conhecer jornalistas não é suficiente, mas obviamente ajuda. Procure que o seu press release chegue à caixa de correio certa para aumentar as hipóteses de publicação. Se não contar com uma agência de RP que lhe faça os contactos, procure você mesmo nas publicações que quer atingir.

5. O timing é crucial

Para certas publicações a melhor altura para enviar o seu texto será logo pela manhã, porque as reuniões editoriais – onde são discutidas as histórias em que estão a trabalhar – decorrem a meio da manhã. Para outras com menor periodicidade convém ter presente qual o deadline para aceitação de artigos. Informe-se das condições e actue de acordo com isso.

Escolha o  timing de envio com cuidado, garanta que não está a acontecer nada muito relevante na altura, ou corre o risco de que a sua história nunca chegue a ser considerada.

Artigo original: HOW TO: Get your company’s news published
Fonte: B2B Marketing

Rui Lourenço
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Categorias:
Business to business, Comunicação de marketing, Comunicação institucional, content marketing
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