fbpx

Pergunte ao seu elefante

Quer perder peso, motivar os funcionários, acalmar os impulsos hormonais do seu filho adolescente? Então falemos de mudança — um tema difícil, pois claro.

Switch - how to change things when change is hardOs autores do livro Made To Stick, o clássico instantâneo sobre a comunicação de ideias que foi editado em português pela Presença, acabam de lançar um novo bestseller: Switch – how to change things when change is hard.

Os insights da obra são preciosos para quem quer mudar alguma coisa, na vida ou nas organizações. Em trezentas páginas Chip e Dan Heath conduzem-nos pelo road map das alterações profundas através de uma metáfora elegante: a velha história do homem que conduz um elefante através de uma estrada.

O condutor simboliza o nosso lado racional — articulado, focado no futuro, liderante — mas irremediavelmente fraco em contextos que exigem resistência. O elefante representa as emoções – é forte mas habita no presente, precisa de satisfação imediata e, embora se deixe conduzir, rebela-se ao fim de algum tempo (porque é tão árduo deixar de fumar? Pergunte ao seu elefante). Quanto à estrada, é o contexto: há caminhos fáceis e difíceis para chegar ao mesmo local — e os autores ensinam-nos a facilitar mesmo os caminhos mais difíceis.

A partir desta metáfora, o  livro desenrola uma profusão de case studies e conselhos práticos que dirigem o condutor, motivam o elefante e alteram ou facilitam o caminho para atingir objectivos. Desde a recomendação para encontrarmos pontos luminosos (aqueles pontos em que a mudança, ainda que pequena, já se verificou) até às inúmeras maneiras de encolher a mudança, isto é, reduzi-la a pequenas tarefas para não assustar o elefante.

A sensação de ler um livro destes é indefinível: por um lado queremos acabá-lo, por outro queremos parar a meio para pôr em prática, imediatamente, as sólidas recomendações dos autores.

Depois de Made to Stick, Switch é um livro imperdível.

Luís Jorge (redactor, colabora frequentemente em projectos da Hamlet)

Botão_newsletter_2

Categories:
Marketing B2B