O poder do marketing viral

Longe vão os dias em que, para criar notoriedade para uma marca, se usava mass-media sem pensar sequer se havia outras formas de chegar ao objectivo. Nos dias que correm, a variedade de meios e tecnologias que temos à disposição (não só dos anunciantes mas também dos utilizadores) permite-nos ser muito mais criativos na estratégia de media a utilizar.

Eu cá gosto de ser surpreendido pela criatividade onde não espero encontrá-la.

Veja-se este caso da Air New Zeland: trata-se de um filme para apresentar aquelas regras de segurança básicas que nos cansamos de ver sempre que apanhamos um avião. Só que, desta vez, não é apresentado pela vistosa hospedeira do costume (ou vistoso Stewart, que elas também merecem). Quem nos faz a apresentação é o elenco em peso de um dos mais bem sucedidos filmes neozelandeses de sempre: o Senhor dos anéis (do também neozelandês realizador Peter Jackson).

O filme tem graça, está bem realizado (não… não pelo Peter Jackson) e, definitivamente, surpreende. Veja-o aqui:

Então e qual será o objectivo? Os passageiros passarão finalmente a saber como pôr a máscara de oxigénio? Não me parece. O filme é simplesmente colocado no You Tube e, depois, posto a circular através da internet (obrigado redes sociais!).

Newsletter HamletResultado: em menos de um ano, o vídeo foi visto cerca de 11 milhões de vezes, só no You Tube (ao que temos de somar as vezes que foi visto noutros sites). E o custo de media? €0. É quanto custa abrir uma conta no You Tube, fazer o upload do vídeo e disseminá-lo pelos canais electrónicos adequados.

Digam lá se não é poderoso. Tão poderoso que nem o Gandalf, o branco, consegue fumar num avião.

 

Manuel Caetano
da Hamlet

 

Categorias:
Comunicação de marketing, Internet, Marketing B2B, Marketing viral, O mundo online, Redes sociais, Vídeo
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.