O novo três em um da publicidade
Evento, vídeo e internet – esta trilogia veio para ficar. O que um faz bem, três fazem melhor, principalmente quando se juntam tão bem como estes três.
No caso de que venho falar, a alquimia pega mesmo. O objectivo reside num fenómeno recente que tem vindo a intensificar-se e que é o crowdfunding. É uma forma de procurar financiamento através da internet para projectos diversos ou doações para causas sociais, como acontece aqui.
Tudo começa num coro de crianças a interpretar ao vivo a música “Mad World” dos Tears For Fears. À medida que a canção vai avançando, as crianças saem do palco uma a uma. A explicação é dada no fim pela última criança a ficar.
O evento que se passa na Alemanha é naturalmente captado pelas câmaras e passado para vídeo.
Depois é só passar o vídeo para a internet e saber divulgá-lo sendo que, quando é bem feito (como é aqui o caso), a disseminação é viral e rápida graças à eficácia, entre outros, das redes sociais. A acção remete (via internet, mais uma vez) para as desejadas contribuições no site do promotor, a “International Children’s Fund”, ou para a compra da música no iTunes.
Mad world, não? Mas se der para ajudar crianças que precisam, viva o três em um!
Manuel Caetano
da Hamlet