Felizmente, algo está a mudar no mundo do B2B
A grande lacuna da formação voltada especificamente para o marketing e as vendas B2B começa, pouco a pouco, a ser preenchida. A formação executiva B2B Sales Performance, do ISEG, é um bom exemplo
Já reparou no paradoxo? A imensa maioria das empresas portuguesas não vende ao consumidor final, mas a outras empresas. São negócios business-to-business. Apesar disso, quando queremos saber mais sobre os problemas específicos deste tipo de organizações, ficamos no escuro.
Formação sobre marketing e as vendas B2B,por razões que já detalhei neste artigo, é coisa que quase não há.
A boa notícia é que aos poucos começa a haver. O ISEG, por exemplo, está a oferecer uma Formação Executiva em B2B Sales Performance com um programa bastante interessante.
Um dos coordenadores do curso é o Rui Franco, com quem tive o prazer de conversar em um dos episódios de Marketing Business-to-Business – o podcast. A frase do Rui que deu título ao episódio – “Vender no B2B não é uma arte: é um processo” – parece ser um dos pressupostos do curso, que está orientado para conseguir vendas não só maiores em volume, mas mais recorrentes e previsíveis.
O outro pressuposto implícito no programa é que, mais do que no B2C, as vendas em mercados empresariais são negócios entre pessoas. É mais um ponto muito alinhado com o que pensamos aqui na Hamlet.
O programa do curso está em https://www.idefe.pt/cursos/B2BSP. Vale a pena dar uma vista de olhos.