Dicas básicas de mobile e-mail marketing

O mobile marketing nasceu no mercado B2C, mas está rapidamente a estabelecer-se como uma maneira eficaz de comunicar com o mercado corporativo, graças aos facto de que cada vez mais executivos andarem com smartphones no bolso.

Para as empresas que estão a considerar se aventurar no mobile email marketing, o blog da Marketo publicou algumas dicas:

Sender e subject – São as primeiras pistas que um leitor leva em consideração quando avalia se abre ou não um email no telemóvel. Para transmitir credibilidade e, em consequência, aumentar a taxa de emails lidos, convém que o sender do e-mail seja um nome cujo destinatário reconheça. Por exemplo, é melhor que a mensagem não venha de uma conta “geral” da empresa (contacto@empresa.pt). Quanto ao subject, uma boa medida é a de 15 caracteres ou menos, que garante que o subject será lido num telemóvel. Se um subject mais longo for mesmo necessário, a parte mais importante da mensagem precisa estar no início.

Formato – Apesar da grande maioria dos telemóveis possuir suporte a html nos emails, é melhor que estes sejam enviados no formato de texto para que possam ser lidos em qualquer telemóvel. Para encontrar o formato ideal para o seu e-mail marketing mobile, convém avaliar as suas estatísticas de tráfego e observar quais os tipos de telemóveis que mais acedem ao site da empresa.

Mensagem – A caixa de entrada é um local privilegiado, e ninguém gosta de e-mails irrelevantes. Para atingir uma boa taxa de emails abertos e lidos, é necessário enviar mensagens pertinentes e úteis para o leitor. Isto também envolve tentar manter a mensagem o mais breve possível, uma vez que os leitores preferem não fazer scroll nos telemóveis e encontrar o call-to-action mais rapidamente.

Design – Um elemento essencial para determinar a leitura de um email no telemóvel é o design. Se o formato do email é maior do que o tamanho do ecrã, ou se inclui gráficos muito pesados, a grande maioria das pessoas vai simplesmente apagar a mensagem. Para garantir uma melhor visualização, mantenha a largura da mensagem entre 500 e 600 pixels. Garanta que os links estão no final da mensagem, e utilize quebras de parágrafo para facilitar a leitura.

Bruna Gil, da Hamlet

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Categorias:
e-mail marketing, Marketing B2B, O mundo online
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