Como tirar mais partido da sua agência
Ou: onde é que eu estava com a cabeça quando aceitei dar um curso sobre este tema?
Pois é: onde é que eu estava com a cabeça? Foi mesmo isso que pensei no início de 2013, depois de ter aceite o convite da Associação Portuguesa de Anunciantes para dar a primeira edição do crash course “Como tirar mais partido da sua agência” na Academia APAN.
Pois agora a mesma pergunta ocorreu-me outra vez: a segunda edição do mesmo curso e é já no dia 29 de janeiro.
“Tão perto!”, pensei – e voltei a sentir aquela coisa no estômago.
Não me entenda mal. Não é que eu não tenha uma longa experiência da relação Anunciante/Agência. Que não a tenha estudado e analisado de frente e do avesso. E que, com uma experiência de muitos anos como diretor criativo de agências como a LEo Burnett, a FCB, a Strat, a Wunderman ou a Hamlet, não tenha sugestões e reflexões bastante úteis para oferecer a quem participar.
O problema é que, se o assunto já era bicudo, nos últimos tempos ficou ainda mais. Com a multiplicação de disciplinas da comunicação, dos tipos de agência e das formas de entender a publicidade, surgiram problemas novos, que antes não existiam. E outros, que sempre existiram, agora ficaram ainda mais aparentes.
Aliás, precisamente porque tudo isso ficou ainda mais complicado é que hoje é mais importante do que nunca saber como lidar com a sua agência e tirar o melhor partido dessa relação.
E é por isso que, mesmo com frio na barriga, acabei por aceitar o desafio da APAN. E agora não tenho remédio senão preparar um curso útil e interessante para quem vier. Você, naturalmente, está convidado.
Veja o que vai descobrir neste crash course de 4 horas:
1. Como escolher a agência ideal para a sua marca, mesmo quando nunca houve tantas agências, e sobretudo tantos tipos de agências.
2. Como aumentar a produtividade da sua agência pelo simples facto de ter mais clareza quanto aos seus próprios critérios – e o que fazer para ter essa clareza.
3. Como prolongar a lua de mel – os truques para um dia a dia estimulante, mesmo depois de um longo casamento com a sua agência.
4. O sonho do anunciante: como conseguir que a sua agência faça exatamente o que você quer – e ainda fique contente e orgulhosa por isso.
5. Como avaliar a sua agência – a relva do vizinho é sempre mais verde, mas como saber realmente se a sua agência ainda corresponde ao que ambos sonharam no início da relação.
O crash course “Como tirar mais partido da sua agência” é já no dia 29 de Janeiro, das 14h às 18h, na APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes. Ligue 21 796 96 92 e inscreva-se com a Edite Martins.
Jayme Kopke
da Hamlet