Como ter os benefícios da comunicação digital, sem as desvantagens
Os canais digitais são uma oportunidade a não desperdiçar, mas convém não cometer o erro contrário: limitar-se ao digital. Entenda as razões pelas quais a comunicação física continua indispensável. E veja como somá-la ao digital no seu negócio B2B.
Um erro de muitas empresas B2B é não tirarem partido das ferramentas digitais, e particularmente do email. Mas será que a sua empresa não está a cair no erro inverso?
Se for o caso, não está sozinha. Há muitas e muitas empresas que, como já descobriram o digital, acham que para fazer marketing só isso basta.
Têm um site, estão nas redes sociais. E até podem atrair clientes com conteúdo interessante, usando o email para distribuí-lo.
Tudo isso é ótimo e é mesmo por aí que a sua empresa deve começar.
Mas, se só fizer isso, fica dependente de um canal cada vez mais saturado. E deita fora a oportunidade de chegar ao seu cliente com muito mais impacto.
TODA A GENTE ESTÁ NO DIGITAL? ÓTIMO. ENTÃO VÁ PARA OUTRO LADO
Este mailing da EDP, criado pela Hamlet
Uma das vantagens do digital é que toda a gente está lá. Mas essa é também uma das suas desvantagens.
Como há tanta gente, há imenso ruído. Muita confusão. Muita concorrência.
A típica visualização de um vídeo do Facebook (que conta para as estatísticas) dura 3 segundos.
A maior parte das comunicações de marketing que recebemos por email (mesmo quando o remetente é de confiança e o conteúdo nos interessa) vai para o lixo. Simplesmente não temos tempo para tanta informação, mesmo relevante.
Quer isto dizer que você deve deixar de pôr vídeos no Facebook ou enviar emails aos seus potenciais clientes?
Não! Quer dizer apenas que não pode fazer só isso.
Se quiser que a sua mensagem seja absorvida com mais disponibilidade e atenção, tem que procurar um espaço só seu. Que tal o mundo cá fora?
O SEU CLIENTE TEM 5 SENTIDOS. PORQUE MOBILIZAR APENAS 2?
O digital mobiliza, no máximo, 2 dos nossos sentidos. Mas, se a sua empresa fizer um evento, por exemplo, o seu potencial cliente estará lá com os 5. E muito mais disponível para o que você tem a dizer.
Se, em vez de receber mais um um email, o seu prospect receber uma peça física, o seu envolvimento será maior.
Por um lado, porque ele a pode tocar, tem um envelope para abrir, páginas para virar…
Mas a maior razão é que hoje uma peça física de comunicação se tornou mais rara. Logo, é mais valorizada.
Como toda a gente foi para o email, hoje a caixa de correio física do decisor empresarial ficou bastante vazia.
Se a sua comunicação aparecer por lá, só o facto de ter tão pouca concorrência já aumenta muito a probabilidade de ser lida.
Claro que você tem de fazer o trabalho de casa. A sua comunicação tem de ser relevante. Se, além disso, for imaginativa e surpreendente, então o seu sucesso será garantido.
E PORQUE NÃO JUNTAR ONLINE E OFFLINE?
Um caminho ainda melhor é combinar os dois mundos. Online e offline. Digital e físico. E fazer com que os dois interajam e se completem.
Mande a sequência de emails, mas não deixe de fazer uma sequência de telefonemas depois.
Faça um evento presencial, mas não se esqueça de criar a página do evento no Facebook.
Marque presença na feira, mas não deixe de convidar os clientes para o seu stand com emails ou via redes sociais. No pós-evento, agradeça a presença por email – mas também com um postalinho.
Resumindo e concluindo: lá porque o digital é o canal de comunicação mais fácil e óbvio para a sua empresa, não se limite a ele.
Comunique também no mundo físico. Ou, como se diz nos nossos tempos, offline. Faça mailings, promova eventos, esteja nas feiras, permita que o seu cliente cheire e toque o que você tem a vender.
É o que a Hamlet tem feito, com bons resultados, para si própria e para os seus clientes. Posso garantir-lhe que os resultados vão compensar o esforço.
Ah! Só mais uma coisa:
Se faz Marketing digital, está a conseguir resultados com esse trabalho? A Hamlet pode ajudá-lo a ter uma resposta clara quanto à forma como usa as ferramentas digitais.
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