Como espremer a sua empresa de comunicação?

Mas porque é que nós, da Hamlet, que afinal somos uma agência, nos lembrámos de ensinar como devemos ser espremidos?

É simples. Na Hamlet queremos que os nossos clientes tenham resultados fantásticos. Para isso damos o nosso melhor – mas podemos dar ainda mais quando do outro lado está alguém que puxa por nós. E é assim, acreditamos, com todas as empresas de comunicação que valem a pena.

 

1) Seja exigente na escolha.

Uma boa relação com a sua empresa de comunicação começa no processo de escolha. Um concurso, por exemplo, vai mostrar como o parceiro funciona… em concurso. Será que é assim no dia a dia? Não será melhor conhecer o seu histórico, perguntar a outros clientes, namorar bastante antes de dar o nó?  

 

2) Tenha uma conversa sobre critérios.

É mais fácil confiar a sua comunicação a quem se identifica com os seus critérios de qualidade. Pergunte ao seu parceiro o que considera uma boa comunicação de marketing – de preferência com exemplos. E, principalmente: peça-lhe que explique porquê.

 

3) Ensine-lhe umas coisas (mas não só).

É claro que, na sua comunicação, a decisão final é sempre sua. Mas, se o seu parceiro é bom no que faz, mantenha a abertura para aprender com ele. Ao mesmo tempo que lhe ensina sobre o seu negócio, o seu mercado e as suas expectativas.

 

4) Mostre-lhe o que é um briefing a sério.

Boa comunicação não surge do vácuo: Precisa de bons briefings. Se quer receber o máximo, dê-lhe informação completa, bem pensada e validada internamente.

 

5) Dê-lhe problemas difíceis

É do que uma boa empresa de comunicação mais gosta: desafios que puxem pela sua criatividade e capacidade estratégica.

 

6) Seja rigoroso nos prazos.

Fazer bem feito exige tempo para pensar, explorar caminhos, até para cometer erros. Pense nisso ao combinar prazos com o seu parceiro. Esprema-o – mas não o tempo de que ele precisa para dar o seu melhor.

 

7) Ponha a fasquia alta.

Se quer o máximo, deixe isso bem claro. Exija qualidade em tudo: nas estratégias, nas ideias, no texto, no design, na implementação. Clientes exigentes podem ser ser difíceis – mas são os que valem a pena.

 

8) Diga-lhes uma boas.

Dê feedback com frequência, rigor e franqueza. Critique e exija melhorias, mas não se esqueça de assinalar o que está bem. O seu parceiro de comunicação agradece: é o espelho de que precisa para fazer o seu trabalho cada vez melhor.

 

9) Não se acanhe, esprema á vontade

Procura uma empresa der comunicação de quem possa exigir muito? Que boa coincidência. Na Hamlet estamos sempre à procura de clientes exigentes – que nos ajudem a dar mais todos os dias.

 

Por isso, não se iniba: esprema-nos. Vai gostar do resultado.

 

Jayme Kopke

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