Como avaliar propostas criativas (sem matar a ideia e sem ser morto pelos criativos da sua agência)

O processo habitual de avaliar ideias criativas na publicidade

Quem já teve que aprovar uma campanha de publicidade sabe que raramente é uma decisão fácil.

Avaliar comunicação tem sempre uma grande dose de subjetividade. E como a subjetividade nunca é igual para duas pessoas,  e podem estar em jogo muitos milhares de euros, a aprovação ou rejeição de campanhas é um tema com um grande potencial de conflito.

Assine a newsletter B2B da HamletConflito entre o anunciante e a agência. Conflito, na agência, entre criativos e accounts. Conflitos até de quem aprova consigo próprio: o meu gosto pessoal quer aprovar, a minha razão empresarial diz para chumbar. Ou vice-versa.

No meu percurso como criativo ou diretor criativo, vi muitas vezes a aprovação de campanhas ser um processo doloroso – fosse por causa deste tipo de conflitos, fosse porque, para evitar o conflito, a própria ideia era sacrificada.

Foi por isso que fiquei contente com o convite da Associação Portuguesa de Anunciantes para para conduzir, pela 3ª vez, o crash course “Como avaliar ideias criativas”, no âmbito da Academia APAN.

Não é que eu tenha a fórmula mágica para eliminar a subjetividade da avaliação das ideias. Longe disso.

Mas sei, por um lado, que nem todos os critérios são subjetivos. Não há apenas anúncios bons ou  maus. Há também anúncios certos e errados – e é importante saber quais são, e porquê.Plano de Comunicação Interna

Depois,  mesmo o julgamento subjetivo pode ser mais consensual se houver critérios claros e partilhados entre quem cria e quem aprova.

O objetivo deste crash course será convidar os participantes a ganhar consciência dos seus próprios critérios e processos de avaliação de campanhas – para que os possam comunicar aos seus parceiros, discuti-los, revê-los se for o caso. E aplicá-los de uma forma que seja entendida por todos.

Quando temos critérios partilhados, ou pelo menos compreendidos pela nossa agência – e vice-versa – a avaliação deixa de ser frustração e conflito. E torna-se muito mais fácil chegar às boas ideias que todos queremos.

O crash course “Como avaliar ideias criativas” terá lugar na APAN, nos dias 3 e 4 de Dezembro, das 10 às 13h. Para participar ligue 21 796 9692 e fale com a Edite Martins.

 

Jayme Kopke

da Hamlet

 

Categorias:
Copywriting, Marketing B2B, Publicidade
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.