Como avaliar o sucesso de um evento
Seja no seu marketing, seja em qualquer coisa que você ou a sua empresa façam, há 5 passos básicos para tudo correr bem.
- Defina “correr bem”. Com objetivos e metas que consiga medir.
- Crie um mecanismo para avaliar o resultado.
- Não se esqueça de acionar esse mecanismo – ou seja, avalie.
- Qualquer que seja o resultado da avaliação, encare-o como um aprendizado.
- A partir desse aprendizado defina o que vai fazer a seguir.
Por exemplo, quando a Hamlet e a Sucesso em Vendas Portugal decidiram organizar o curso Multiplique as suas Vendas – sem Multiplicar o Esforço nem o Investimento, definiram logo à partida os critérios de sucesso.
Um deles, obviamente, era a satisfação dos participantes. Mas ainda mais importante é que o curso fosse sentido como muito prático. Aquilo que partilhámos devia poder ser aplicado quase imediatamente, para as empresas começarem logo a melhorar as suas vendas.
O mecanismo de avaliação passava por um inquérito no fim do curso. E pelo follow-up que ainda estamos a fazer.
Os resultados do inquérito foram estes:
- 100% dos participantes indicaram que ficaram satisfeitos com o resultado do curso
- 100% dos participantes indicaram que vão aplicar conhecimentos do curso de imediato ou a curto prazo
- 100% dos participantes recomendariam o curso à sua rede de contactos
E, com resultados assim, o próximo passo não podia ser outro: decidimos fazer uma nova edição do curso, desta vez no Porto.
Veja aqui alguns dos depoimentos que nos deixaram ainda mais entusiasmados com essa ideia.
Portanto, dia 5 de julho, o curso Multiplique as suas Vendas sem Multiplicar o Esforço nem o Investimento vai acontecer no Hotel TRYP Porto Expo.
Saiba mais detalhes aqui. E vemo-nos dia 5.