Avaliar ideias criativas – só uma questão de gosto?

De todo o processo de criação das ideias publicitárias, a fase da avaliação é talvez a parte menos glamourosa, mas nem por isso a menos importante.

Matar ou salvar uma ideia? Deixá-la ir em frente  ou alterá-la radicalmente? Até onde posso pedir alterações sem destruir a força da ideia? Que fasquia criativa devo pôr à minha agência? Em que ocasiões, mesmo contrariando a Newsletter da Hamletagência, devo sacrificar a criatividade a outros considerandos?

Estas são opções nem sempre tranquilas para quem decide. Não só porque toda a aprovação é carregada de subjetividade, ou por causa dos muitos egos investidos. Sobretudo, a pergunta é: será que esta minha decisão vai ser boa para a marca? Vai gerar vendas? Vai ter o resultado que pretendo – e que esperam de mim?

O crash course “Como Avaliar Propostas Criativas”, que conduzirei na Academia APAN dias 3 e 4 de dezembro, não tem a resposta definitiva para todos estes dilemas – até porque essa resposta não existe. Mas ajudará a tornar o processo de decisão, senão mais fácil, pelo menos mais seguro e consciente.

Vamos percorrer os critérios objetivos e subjetivos a ter em conta na avaliação das ideias, e refletir sobre a maneira como cada um de nós Plano de Comunicação Internaparticipa do processo de avaliação.

Com critérios mais claros e partilhados por quem cria e quem aprova, a aprovação de ideias deixa de ser uma questão unicamente de gostos e idiossincrasias. E o seu resultado torna-se também mais previsível – e aceitável – por todos os intervenientes.

Dias 3 e 4 de Dezembro, das 10h às 13h, na APAN.  Para participar ligue 21 796 9692 e fale com a Edite Martins.

 

Jayme Kopke

da Hamlet

Categorias:
Comunicação de marketing, Marcas, Marketing B2B, Publicidade
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.