“As pessoas já não leem”. Oh, céus. E agora?

É daquelas frases que ouvimos todos os dias – especialmente quando estamos a discutir estratégias de comunicação.

Ouvimo-la com tanta frequência que já ninguém se atreve a perguntar se é mesmo assim.

E se as consequências que tiramos disso – do género: não vamos fazer emails longos, por exemplo – são mesmo as corretas.

Mas serão? Bora lá ver o que dizem os dados.

 

Por um lado, de acordo com esta reportagem, é verdade que:

  • Em 2022, por exemplo, 58% dos portugueses acima de 16 anos não leram nenhum livro
  • Apenas 5% leram mais de dez livros no ano inteiro

Só que, de acordo com a mesma fonte, também é verdade que:

  • Nos primeiros nove meses de 2024, foram vendidos quase 9,5 milhões de livros – 6% a mais do que no mesmo período de 2023
  • O valor total das vendas neste período cresceu 9,1%
  • De acordo com esta outra reportagem , só no terceiro trimestre foram lançados 2.535 novos livros, uma média de 27,5 novos títulos por dia

Confuso? Ou, simplesmente, complexo – como a realidade costuma ser?

Para quem está no marketing, no entanto, a primeira conclusão deveria ser bem simples.

Cuidado com as leituras apressadas da realidade. E, principalmente, cuidado com frases que começam com “as pessoas”.

As pessoas? Mas quais pessoas?

Os jovens entre 25 e 29 anos (que  têm puxado o crescimento da venda de livros)? Os C-level de grandes empresas de serviços? As mulheres entre 20 e 35 com filhos que moram nas cidades do litoral?

Para orientar as decisões sobre a comunicação da sua empresa uma frase como “as pessoas já não leem” não serve para nada.

A não ser que o seu target seja “as pessoas”. Mas não é, pois não?

Quer ajuda para comunicar com base em dados e numa compreensão cuidadosa do seu público-alvo?

Fale com a Hamlet.

 

Jayme Kopke

 

P. S. : A propósito: se quer estar em dia com tudo com o que diz respeito ao marketing e à comunicação B2B, a Newsletter B2B da Hamlet é para si. São dicas, conhecimento e insights diretamente na sua caixa de correio. Assine-a aqui.

Categorias:
Comunicação B2B, content marketing, conteúdo editorial, Copywriting, Envolvimento, livros, Marketing B2B, pessoas, Vendas
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_v1c2.svg
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_420_v1cb.svg
12
1
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.