Ainda sobre o João Pinto e Castro

João Pinto e Castro

A mente humana tem destas coisas. Somos tão rápidos a crer nas verdades mais incertas – divindades, previsões de ministros, a bondade humana – enquanto noutras, de uma evidência esmagadora, resistimos a acreditar.

Eu, por exemplo, ainda não me convenci de que o João Pinto e Castro morreu.

“O João é que ia gostar de ver isto”. “Um dia destes almoço com o João para ver o que ele acha”. Quando dou por ela, a minha cabeça distraída lá resvalou de novo para aí. Depois, lembro-me: o João já não está. Mas como é possível o João não estar?

Conheci o João Pinto e Castro era ele, creio eu, Diretor de Serviço a Clientes da Ogilvy Direct, e eu redator freelancer. Trabalhamos numa campanha para o BCP que acabou por não sair. Lembro-me de comentar então com toda a gente que acabara de conhecer um account como nenhum outro em Portugal.

A publicidade nacional era fraquinha, nessa altura. As coisas faziam-se sem muito pensamento, porque o cliente pedira assim e não porque se justificasse por isto ou aquilo. O João Pinto e Castro era bem diferente.

Depois passámos vários anos sem nos encontrar, mas a afinidade profissional fora tão óbvia que era mais ou menos inevitável que voltássemos a trabalhar juntos. O João sondou-me quando estava à frente da Interact (eu na FCB), mas não aconteceu. Acabou por acontecer quando pela sua mão fui dirigir o departamento criativo da Wunderman, onde ele era director geral.

Newsletter Hamlet
Informações, dicas e insights sobre Marketing B2B

Já fora da Wunderman continuou a honrar-me com muitos outros convites. Chamou-me a partilhar o blog Sangue, Suor e Ideias. Deu-me a rever e criticar os manuscritos de A Comunicação de Marketing e Marketing Ombro a Ombro. Pôs-me a dar aulas no mestrado executivo de marketing digital do ISLA e na Academia APAN, ambos sob a sua coordenação. Apoiou os primeiros passos da Hamlet: apresentou-nos clientes, partilhou projetos. Alguns vingaram, outros não. Mas todos valeram pelo privilégio de trabalhar com o João.

Plano de Comunicação InternaAlmoçávamos com frequência, conversávamos muito, sobre publicidade e sobre as muitas outras coisas interessantes que se podia aprender com o João,  e eu nunca perdia a oportunidade de o consultar.

Mas a amizade tem muitos formatos, e a nossa, dois sujeitos cerebrais e não propriamente  expansivos, nunca foi de gargalhadas nem de grandes abraços. Por isso, quando o João, de repente, morreu, fiquei sem saber muito bem o que acabaria por sentir.

Agora já sei. Faz muita falta, o João Pinto e Castro.

 

Jayme Kopke
da Hamlet

Categorias:
livros, Marketing B2B, pessoas, Publicidade
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.