Anatomia do passa-palavra: vale a pena (re)ler

Uma das vantagens de já ter uns aninhos, de experiência profissional e de vida, é que já tivemos tempo de perceber que muitas das coisas novas que nos aparecem todos os dias, nestes tempos acelerados, não são tão novas assim. Ou, pelo menos, o princípio por trás delas não é.

Revisitar esse princípio quando ainda era muito mais difícil de aplicar do que hoje, e mesmo assim era eficaz, permite olhar para as incríveis ferramentas que temos com uma compreensão ainda melhor do que as faz funcionar. É o que nos proporciona a leitura, ou releitura, deste clássico do fim da era pré-redes sociais.

Quando The Anatomy of Buzz foi escrito, em 2001, o Google, o LinkedIn e ferramentas semelhantes não tinham ainda revolucionado a forma como nos interligamos. O passa-palavra, embora já acelerado pela internet e pelo email, tendia ainda a ser visto como um efeito secundário da comunicação de marketing.

O grande mérito do livro de Emanuel Rosen é justamente ter olhado de outra forma para o que hoje sabemos ser um fator crucial para o sucesso de uma marca, sublinhando a importância de dominar e sistematizar o “word-of-mouth”, em vez de o deixar acontecer ao acaso.

Embora o livro não traga nenhum conceito revolucionário, os case studies que apresenta mostram a importância de um esforço metódico e disciplinado para criar e, tanto quanto possível, controlar as correntes subterrâneas de opinião que – hoje sabemos com mais clareza – podem impulsionar ou travar qualquer esforço de marketing.

Num mundo hiperconectado por todo o tipo de aparelhos e tecnologias, com o “buzz” a viajar com uma velocidade que há não muitos anos era inimaginável, integrar os conceitos apresentados por The Anatomy of Buzz: How to Create Word of Mouth Marketing, transpondo-os para o novo contexto tecnológico em que vivemos, é ainda mais necessário.

Sei que o próprio autor o terá feito na revisão que fez ao livro em 2009 –
quando o LinkedIn, o YouTube e o Facebook já existiam. Mas esse The Anatomy of Buzz Revisited: Real-life Lessons in Word-of-Mouth Marketing eu não fui pesquisar. Se você já o leu, quer deixar aqui as suas impressões?

 

Jayme Kopke

 

 

Categorias:
Business to business, Comunicação B2B, Comunicação de marketing, Envolvimento, Influenciadores, Internet, livros, Marcas, Marketing B2B, marketing de conteúdos, Marketing viral, Redes sociais
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_v1c2.svg
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_420_v1cb.svg
12
1
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.