A anatomia do passa-palavra

Quando The Anatomy of Buzz foi escrito, em 2001, o Google, o Facebook e ferramentas semelhantes não tinham ainda revolucionado a forma como nos interligamos. O passa-palavra, embora já acelerado pela internet e pelo email, tendia ainda a ser visto como um efeito secundário da comunicação de marketing.

O grande mérito do livro de Emanuel Rosen é justamente ter olhado de outra forma para o que hoje sabemos ser um fator crucial para o sucesso de uma marca, sublinhando a importância de dominar e sistematizar o “word-of-mouth”, em vez de o deixar acontecer ao acaso.

Embora o livro não traga nenhum conceito revolucionário, os case studies que apresentaNewsletter da Hamlet mostram a importância de um esforço metódico e disciplinado para criar e, tanto quanto possível, controlar as correntes subterrâneas de opinião que – hoje sabemos com mais clareza – podem impulsionar ou travar qualquer esforço de marketing.

Num mundo hiperconectado por todo o tipo de aparelhos e tecnologias, com o “buzz” a viajar com uma velocidade que há não muitos anos era inimaginável, integrar os conceitos apresentados por The Anatomy of Buzz: How to Create Word of Mouth Marketing, transpondo-os para o novo contexto tecnológico em que vivemos, é ainda mais necessário.

Sei que o próprio autor o terá feito na revisão que fez ao livro em 2009. Mas esse The Anatomy of Buzz Revisited: Real-life lessons in Word-of-Mouth Marketing eu ainda não li.Se você já o leu, porque não acrescenta aqui os seus comentários?

 

Jayme Kopke

da Hamlet

Categorias:
Comunicação de marketing, Internet, livros, Marcas, Marketing B2B, Marketing viral, O mundo online, Redes sociais
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.