Comunicar sem dinheiro (ou: o que os grandes anunciantes deveriam aprender com os pequenos).

Botão Newsletter 2Se há alguém que tem grandes budgets, são as grandes empresas. E quem diz budgets, diz recursos: equipas para fazer as coisas funcionar, sem as quais mesmo os grandes budgets não servem para grande coisa.

O problema é que as grandes empresas não têm apenas grandes budgets. Têm também pequenos budgets – para projectos que os seus responsáveis consideram de grande importância, mas que não conseguem convencer a administração a financiar como deve ser. E quem diz pequenos budgets, diz às vezes budget nenhum.

O que fazem, então, nas grandes empresas, os responsáveis destes projectos órfãos? Pessoalmente já vi alguns gestores espernear um pouco, e depois, conformados, cruzar os braços. OK, não temos budget, fazemos um cartazito e um folheto e já está. Nada de estratégia online. Nada de vídeo. Nada de ambição. No money, no fun.

Entretanto, pelo mundo todo, pequenas, mesmo pequeníssimas empresas confrontam-se todos os dias com o mesmo problema e dão-lhe uma resposta totalmente diferente. Desde quando a falta de dinheiro impediu alguém de abrir uma conta no twitter e usá-la para promover os seus serviços? Desde quando é preciso um budget milionário para criar um blog, um canal no youtube ou uma página no facebook e a partir dela arregimentar uma legião de fãs?

Haverá com certeza excepções, mas a forma típica de pensar a comunicação nas grandes empresas é a mesma de há 10 ou 15 anos. Dêem-me cá o meu budget e eu começo a pensar onde gastá-lo. Sem dinheiro fico confuso, não sei muito bem em que hei de pensar. Não tenho equipa, só uns estagiários que nem sabem o que é um plano de meios (embora até me pudessem dar umas aulas de social media, que é coisa que sei que existe mas é tipo um passatempo, não?).

Pouco importa se nestes 10 ou 15 anos o mundo já mudou várias vezes. Na verdade, é bem mais fácil mudar o mundo do que a cabeça de muitos gestores.

Jayme Kopke

Director-Geral da Hamlet

Categorias:
Marketing B2B, O mundo online
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.