Afinal o que define o Marketing de conteúdos?

A respeito de um post recente sobre as estratégias utilizadas pelos marketeers na prospeção de clientes (pode ver aqui), recebemos o seguinte comentário da Maria Spínola no Linkedin:

“Excelente partilha, mas:

1- “74% dos marketeers excluem esta técnica das suas actividades de procura de clientes”? Eu não vejo isso no estudo! Onde está?

2- “Content marketing is important to respondents (average score of 3.92 out of 5), yet only around a quarter of them have a separate strategy (26%) and/or budget (23%).” é o que vejo.”

Aqui fica a minha resposta:

Bom dia, Maria

Antes de mais queria agradecer o seu comentário, é sempre importante ter feedback nas nossas partilhas.

Como se pode ler no estudo, apenas 26% dos profissionais que participaram do inquérito possuem uma estratégia de conteúdos perfeitamente definida e, como sabemos, sem estratégia não há fio condutor, objectivos, métricas ou qualquer outra forma de medir e tirar conclusões dos resultados.

Na minha interpretação, produzir ou publicar conteúdos de forma desconexa não pode ser considerado fazer marketing de conteúdos.

Ainda assim, a verdade é que não fazer bem não é sinónimo de não fazer de todo. Como a interpretação dos dados gerou confusão vou tratar de clarificar a situação.

Obrigado pelo reparo e uma boa semana de trabalho.

Parece claro que o que está em questão é a interpretação de cada um sobre o que é necessário para que um conjunto de acções se qualifique como utilização da partilha de conteúdos como técnica de marketing.

Aproveitando que a minha interpretação gerou alguma controvérsia, seria interessante ouvir mais opiniões sobre o tema.

Ter uma estratégia definida é ou não fundamental para se poder apelidar um conjunto de ações de “fazer marketing de conteúdos”?

 

Rui Lourenço
Botão_newsletter_2

Categorias:
Business to business, Comunicação de marketing, content marketing, Marketing B2B, Redes sociais
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.