#109 – Entre a agilidade e a coerência: Como construir marcas fortes em tempos de fragmentação digital
Se há uns anos o caminho entre o “conhecer uma marca” e o “comprar o produto” parecia uma linha reta, hoje assemelha-se mais a um labirinto. No universo B2B, onde as decisões são complexas, os ciclos de venda longos e os interlocutores múltiplos, este desafio é ainda maior. Como é que uma marca se mantém relevante e coerente quando a tecnologia e os comportamentos estão sempre a mudar?
Para nos guiar nesta interseção entre marca, tecnologia e negócio, o convidado deste episódio é Rodrigo Gralheiro. Com um percurso que o levou das agências (Wunderman, BBDO) à liderança digital em grandes organizações, o Head of Digital Branding na NOS conhece como ninguém os desafios de criar uma marca num ambiente cada vez mais fragmentado, complexo de veloz.
Nesta conversa, mergulhamos no papel do digital não apenas como canal, mas como construtor de experiência e confiança. Falámos sobre o fim do “funil de vendas” tradicional, a ascensão do Thought Leadership como ferramenta crítica no B2B e o difícil equilíbrio entre a sofisticação técnica e a clareza na comunicação. O Rodrigo partilhou ainda a sua visão sobre a internalização de competências nas marcas e as transformações que a Inteligência Artificial já está a causar.
Ouvir no Apple Podcasts:
Ouvir no Spotify:
Oiça o episódio e descubra:
- Como os RH podem ser um parceiro estratégico do negócio, garantindo inovação, eficiência e alinhamento cultural.
- Como reduzir a resistência à mudança e transformar transições organizacionais em ganhos para as pessoas e para o negócio.
- Como a presença física e a proximidade das lideranças influenciam a confiança, a comunicação e os resultados diários na operação.
- Que estratégias tornam uma marca empregadora desejável antes mesmo de haver vagas abertas.
- O que interessa às novas gerações quando avaliam onde trabalhar e como a empresa deve responder a essas expectativas sem perder identidade.
- Como usar as entrevistas de saída para obter insights valiosos para retenção e aprimoramento de práticas internas.
- Como a automação e a inteligência artificial podem libertar tempo para que os RH sejam mais humanos e próximos.
Sobre o convidado:
- Perfil de Rodrigo Gralheiro no LinkedIn
- Linkedin da NOS SGPS
Podcast recomendado:
- Prof G (com Scott Galloway)
Pessoas Mencionadas:
- Carlos Vieira – Ones Atelier
- Claude Hopkins
- David Droga
- Nick Law
Instituições e Eventos Mencionados
Empresas e Marcas Mencionadas
Livro Mencionado
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.
Siga-nos também no LinkedIn, Instagram e Facebook.