#94 – “Na venda automóvel, o primeiro contacto é quase sempre digital” – com Jorge Queirós

O setor automóvel está a passar por transformações profundas e muito rápidas, que exigem dos responsáveis pelo marketing e pelas vendas uma grande capa­cidade de adaptação. E foi essa capacidade, justamente, que o convidado deste episódio desenvolveu ao longo de uma carreira em que passou por áreas muito diferentes: o jornalismo, a publici­dade, o marketing desportivo e, finalmente, a distribuição automóvel.

Nesta conversa, o Jorge Queirós fala-nos dos enormes desafios de um setor em convulsão, e explica-nos como, enquanto diretor de marketing da Cardan, os está a superar.

 

Ouvir no Apple Podcasts:

Apple Podcasts

Ouvir no Spotify:

Spotify Logo para aceder ao episódio

Ouça o episódio e descubra:

  • Onde encontrar inspiração quando precisa desbravar uma área de negócio que não conhece
  • Quais são as vantagens de passar por vários setores diferen­tes ao longo da carreira
  • Que desafios a transição energé­tica traz para o marketing automóvel, para o processo de venda e para o próprio negócio
  • Como as forças de vendas se devem  adaptar para res­ponder aos desafios dessa transição
  • O que torna o digital, hoje, o canal mais crítico para a venda automóvel, e como ele se articula com a experiência presencial
  • O que torna a comunicação através das redes sociais especial­mente desafiante no caso do setor auto­móvel
  • Quais são as estratégias especí­ficas para a venda às empresas no setor automóvel

 

Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

 

Estratégias e perspectivas no setor automóvel

Durante esta conversa com Jorge Queirós, rica e cheia de insights, exploraram-se temas como o papel das marcas no setor automóvel, os desafios de equilibrar estratégias digitais e de branding, e as lições valiosas que o marketing B2B pode oferecer.

O valor das marcas no setor automóvel

Queirós destacou a importância das marcas no processo de decisão do consumidor. Trabalhar com marcas de renome é essencial para garantir confiança e atratividade, mas ele também frisou que a Cardan, enquanto marca própria, é um ativo valiosíssimo. Com mais de 55 anos de história, a Cardan construiu um legado baseado na confiança e proximidade com os clientes. No contexto B2B, essa reputação é fundamental para consolidar parcerias e expandir sua atuação como distribuidor, concessionário e reparador autorizado.

Estratégias digitais e branding no marketing B2B

Um dos pontos altos da conversa foi a discussão sobre como as estratégias digitais estão moldando o marketing B2B no setor automóvel. Hoje, o comprador inicia sua jornada online, pesquisando e comparando opções antes de visitar concessionários. Nesse cenário, Queirós enfatizou a necessidade de criar campanhas digitais altamente segmentadas e focadas em captar leads nas fases iniciais do funil de vendas.

No entanto, ele reconheceu o desafio de equilibrar essa abordagem orientada por resultados mensuráveis com a construção de marca. No caso da Cardan, embora a visibilidade inicial recaia sobre as marcas automóveis que representa, o esforço contínuo é para fortalecer a marca própria como sinônimo de confiança e expertise em mobilidade. “Na dimensão do pós-venda, a marca Cardan ganha mais vida e visibilidade, sempre apoiada pelas marcas que representamos”, destacou.

Comunicação multimarca e especialização

No marketing B2B, a Cardan adota uma estratégia de “guarda-chuva”, posicionando-se como especialista em soluções de mobilidade enquanto destaca as marcas associadas. Essa abordagem permite que a empresa transmita credibilidade e amplie sua relevância tanto para parceiros quanto para clientes empresariais. É uma estratégia que combina a força das marcas globais com a singularidade da atuação local, gerando valor em cada interação.

Recomendações e inspirações

Ao final do episódio, Jorge Queirós compartilhou recomendações de conteúdos inspiradores. Entre elas, a série “Valley of The Boom”, que explora o boom do Vale do Silício na década de 1990, e o filme “The Founder”, uma aula de marketing sobre a criação do império McDonald’s. Ele também aproveitou para promover o seu próprio podcast, “Sobre Tudo e Sobre Marketing”, como um compromisso de compartilhar mais insights no futuro.

Reflexões finais

A conversa com Jorge Queirós reforça a importância do marketing B2B na construção de marcas fortes e na adaptação às mudanças digitais. O equilíbrio entre estratégias de branding e performance, especialmente em setores competitivos como o automóvel, exige visão, consistência e foco na criação de valor a longo prazo.

 

Sobre o convidado:

 

Instituições mencionadas:

 

Empresas mencionadas:

 

Media mencionado:

 

Podcast recomendado:

 

Série e filme recomendados:

 

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.

Siga-nos também no LinkedIn.

Categorias:
Branding, Business to business, Comunicação B2B, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, Comunicação de venda, content marketing, Marketing B2B, Marketing Digital, Podcast, Redes sociais, Vendas
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.