#58 – Trânsito, arroz e influenciadores – com Nuno Araujo
Parte da razão de ser deste podcast é trazer informação e ideias novas para quem se interessa pelo marketing B2B e pelo marketing em geral.
E uma das melhores maneiras de encontrar ideias novas é olhar para fora, para lá dos limites habituais da nossa disciplina. É por isso que já trouxemos aqui, para falar de marketing, uma neurocientista e um surfista, e neste episódio de janeiro de 2023 do Marketing business-to-business: o podcast trouxemos um físico.
Mas não um físico qualquer: o Nuno Araújo é professor universitário e investigador que em poucos anos de carreira construiu um currículo e um histórico de realizações impressionante.
Uma das suas especialidades é a matéria condensada, ou soft matter – uma área de estudos que abrange fluxos de tráfego, multidões, arroz e redes sociais. A outra especialidade é fazer pontes – pontes, por exemplo, entre a academia e as empresas. Mas também pontes entre diferentes áreas do conhecimento – entre a física, as ciências sociais e, claro, o marketing.
Um episódio a não perder. Ouça-o e descubra:
- Como a física da matéria condensada ajuda a entender outros sistemas – incluindo a comunicação nas redes sociais
- Nas redes, o que são os modelos “threshold” e “por contacto”, e que estratégias de comunicação e marketing usar para cada um deles
- Como a física permite distinguir diferentes tipos de influenciadores – e descobrir qual deles é o melhor para a sua marca
- Como um influenciador com poucos seguidores pode chegar a muito mais pessoas do que um com grande audiência
- Como a física da soft matter pode revolucionar a estratégia de RH da sua empresa.
- O que torna a colaboração entre a academia e as empresas tão difícil em Portugal – e o que fazer para a tornar mais fácil
Sobre o convidado:
- Site do Nuno Araujo
- Perfil do Nuno Araujo no LinkedIn
- Site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Centro de Física Teórica e Computacional
Referências feitas ao longo do episódio:
Livros e autor recomendados:
- Philip Ball – Massa Crítica
- Philip Ball – Shapes: Nature’s Patterns: A Tapestry in Three Parts
- Philip Ball – Branches: Nature’s Patterns: A Tapestry in Three Parts
- Philip Ball – Flow: Nature’s Patterns: A Tapestry in Three Parts
- Sergey Dorogovtsev/José Fernando Mendes – Evolution of Networks: From Biological Nets To The Internet And WWW
- Albert-László Barabási – The Formula: The Five Laws Behind Why We Succeed or Fail
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a Newsletter B2B da Hamlet.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn e no Instagram.