Ensinar pelo mau exemplo

O Instituto Politécnico de Beja decidiu fazer algo diferente na sua comunicação institucional, pegou em quase 1900 figurantes e criou uma nova apresentação para si próprio. O resultado é bem-intencionado, mas falha em diversos níveis.

O vídeo, não sendo um trabalho profissional, é longo e não aproveita a atenção eventualmente conquistada nos primeiros segundos para responder ás questões de quem tem o difícil problema de escolher um curso superior. São 14 longos minutos que dão a conhecer as instalações, algumas actividades do Instituto e pouco mais.

Nos tempos que correm, não faria mais sentido apostar numa comunicação voltada para angariar alunos, de preferência com informações e argumentos relevantes que ajudassem a tomada de decisão?

Como acontece um pouco por todo o lado, as instituições de ensino enfrentam dificuldades para conseguir inscrições nos seus cursos: o valor das propinas é alto, com o mercado de trabalho como está o investimento dos alunos é de alto risco, a concorrência enorme e a comunicação dos benefícios não é feita da melhor forma, ou de todo.

Pode parecer um cenário depressivo. Mas para quem apostar numa comunicação realmente diferente – e relevante, o que não foi o caso aqui – é uma oportunidade para agarrar.

Rui Lourenço
Botão_newsletter_2

Categorias:
Comunicação de marketing, Comunicação institucional, Internet
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.