É talvez o melhor livro sobre marketing digital. Sabe quando foi escrito?

O melhor livro sobre marketing digital foi escrito um bocado antes de existir a internet. Na verdade, foi escrito bem antes de se começar a usar a palavra marketing.

O livro chama-se Scientific Advertising e foi escrito em 1923 por Claude Hopkins. E a maior parte dos casos de marketing que narra aconteceram nas duas primeiras décadas do século 20.

Apesar disso, tudo o que é essencial saber sobre o marketing digital está lá. Não, obviamente, as questões técnicas que são específicas dos meios electrónicos. Mas os princípios básicos que, surpreendentemente, não mudaram muito desde então.

Como o nome do livro indica, a perspectiva de Hopkins é 100% racionalista, e a sua pretensão é basear a publicidade em princípios que ele não tem medo de chamar de “científicos”. Muita gente torce o nariz a essa palavra, que parece entrar em conflito insanável com a importância para a publicidade de ser fresca, surpreendente, criativa.

Mas não é aí que o método “científico” de Hopkins se aplica. Hopkins era ele próprio um criativo brilhante, que inventou ou aperfeiçoou inúmeras das estratégias e táticas que o marketing usa até hoje. Algumas das suas invenções passaram do marketing para os nossos hábitos diários, como tomar sumo de laranja (se não conhece o caso, vá ao Google e procure a histótia da Sunkist). Assim, certamente ele sabia que para essa fase, a da invenção, não existe nenhuma fórmula científica.

 

Em vez de palpitar, testar. A publicidade atual ainda tem muito a aprender com Hopkins

Onde se aplicam métodos que podem ser chamados científicos não é à criação, mas à avaliação da eficácia da publicidade e do marketing, de modo a saber com um grande grau de certeza, entre opções possíveis, qual delas funciona e qual não funciona.

Foi exatamente isso que Claude Hopkins fez, com uma disciplina e um método que uma parte da publicidade esqueceu depois. Mas que uma outra parte – especialmente os praticantes do marketing direto – tomou como base para construir todo um edifício de boas práticas.

Quando não havia ainda computadores, muito menos a possibilidade de comparar os cliques de várias versões de anúncios, landing pages ou o que fosse, Hopkins fazia o seu trabalho de testar e medir usando tecnologias simples, mas extremamente engenhosas, como cupões e vales.

E foi assim que inventou, por exemplo, o A/B split test, que hoje é uma espécie de pilar não só do marketing digital como, cada vez mais, do marketing em geral.

Para quem considera, como eu, que o marketing digital nada mais é do que o marketing direto tornado infinitamente mais potente, mais rápido e fácil de aplicar, Claude Hopkins é leitura para retomar e retomar e retomar.

E para quem não está no marketing digital, mas no marketing simplesmente, ou nas várias disciplinas que de alguma forma podem ser classificadas como publicidade, é igual.

 

Jayme Kopke

 

Categorias:
Comunicação de marketing, livros, Marketing B2B, Marketing directo, O mundo online
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.