Integrar o marketing e as vendas no B2B

Sendo a literatura sobre o marketing business-to-business tão escassa, é animador encontrar um livrinho com uma perspectiva realmente útil sobre a matéria.

Um dos pontos de partida deste The Fundamentals of Business-to-Business Sales & Marketing , de John Coe, é a constatação de uma realidade bem conhecida — o habitual divórcio entre o marketing e as vendas na maior parte das empresas. Realidade conhecida, digo eu, mas sobre a qual ainda não tinha visto nenhuma análise que fosse mais longe do que lamentar o facto, procurando entender as suas causas.

John Coe parece bem posicionado para o fazer, tendo estado tanto nas vendas como no marketing e na comunicação de marketing — e, nesta, tanto do lado do cliente como da agência. Daí que não lhe seja difícil diagnosticar as raízes das incompreensões de parte a parte, propondo para remediá-las um “novo modelo de vendas”.

O modelo, na verdade, não é assim tão novo — embora, como mostra Coe, continue a haver um larguíssimo campo para a sua aplicação. O seu motor é o marketing direto, com foco, como deve ser, no tratamento cuidadoso das bases de dados, de modo a garantir a qualidade das leads. E tendo como base uma compreensão muito boa dos ciclos de relacionamento com os clientes, que deve guiar o trabalho das forças de vendas e ser apoiado, fase a fase, pela comunicação.

Prático e abrangente, mesmo que às vezes com um excesso de detalhes não muito relevantes para quem não opera no mercado americano (mas foi escrito para a América, e é um manual!), é leitura altamente recomendável para quem ande nas vendas, no marketing ou na comunicação B2B.

 

Jayme Kopke

 

Categorias:
Business to business, Comunicação de marketing, livros, Marketing B2B, Marketing directo, Vendas
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.