#60 – Marketing B2B para seres humanos: como a tecnologia pode ajudar – com Ana Barros
Quando comecei a Hamlet, há alguns anos, a comunicação de marketing B2B era um tema de que não se falava em Portugal. Para nós isto tinha uma vantagem, mas também inspirava receio. A vantagem era termos uma mensagem que era novidade. O receio era que o silêncio à volta fosse sintoma de falta de mercado.
Felizmente o receio já não se justifica. O mercado foi acordando para as especificidades do marketing B2B, em Portugal como em todo o lado, e hoje este é um tema de que já se fala bastante. E, aos poucos, fui descobrindo que tínhamos concorrência, o que me agrada muito.
Agrada tanto que a convidada deste episódio – gravado em 2023 – é a Ana Barros, CEO da Martech Digital e sócia da OUTMarketing Brasil – empresas também focadas na comunicação de marketing B2B – e, portanto, concorrente da Hamlet. Concorrente no melhor sentido: alguém que corre pelos mesmos objetivos, fazendo crescer o mesmo mercado.
Ouça o episódio e descubra:
- Qual a primeira pergunta que é preciso fazer para dotar a sua empresa B2B de um marketing realmente diferenciador
- Como a tecnologia está a mudar a própria função marketing dentro das empresas
- O que significa “humanizar” a comunicação B2B
- O que é preciso para que a tecnologia ajude a tornar a comunicação das empresas B2B mais humana
- Como a tecnologia pode ajudar na integração entre as equipas de marketing e vendas
- Quais os erros de marketing mais frequentes das empresas de tecnologia
Sobre a convidada:
- Perfil da Ana Barros no LinkedIn
- Site da Martech Digital
- Página do LinkedIn da Martech Digital
- Perfil no Instagram da Martech Digital
- Site da OUTMarketing Brasil
- Página do LinkedIn da OUTMarketing Brasil
- Perfil no Instagram da OUTMarketing Brasil
Referências feitas ao longo do episódio:
- Universidade Lusófona
- ISLA Santarém
- Apresentação da campanha Think Different (Apple)
- Marketing business-to-business: o podcast – episódio 21 (com Pedro Caramez)
- Rory Sutherland
Livros recomendados:
- Carlos Fino – Portugal-Brasil: raízes do estranhamento
- Rui Ribeiro e Paulo Veiga – Transformação digital: os desafios, o pensar e o fazer
- Pedro Caramez – Vencer com o LinkedIn
Filme e série recomendados:
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn.