Sabe quem o seu marketing está a repelir?

Se eu lhe perguntar o que espera do seu marketing, aposto que já sei a resposta: “atrair clientes”. Mas esta é só uma das funções do marketing. A outra, de que quase sempre nos esquecemos, é precisamente o contrário: repelir clientes. E é tão importante como a primeira.

Se o seu marketing não afastar um certo tipo de clientes, acabará sendo um peso para o seu negócio.

Atrairá clientes que não lhe interessam. Que vão consumir o precioso tempo da sua força de vendas quando não têm uma probabilidade real de comprar.

Seja porque na verdade não querem. Ou querem, mas não podem. Ou querem e podem comprar, mas não exatamente o que a sua empresa oferece.

Pior ainda, atrairá clientes que até compram, mas que era melhor que não comprassem.

Porque dão mais trabalho do que receitas. Ou porque desviam a sua empresa daquilo que deveria ser o seu foco. Daquilo que ela faz melhor, em que é única, onde pode cobrar mais e ser mais feliz.

Ser capaz de repelir os clientes que não lhe fazem falta é mais uma razão para procurar, obsessivamente, a diferenciação no seu marketing.

Os melhores clientes que a sua empresa pode ter não são os melhores clientes do seu concorrente.

Se o seu marketing atrair os mesmos clientes de toda a gente, provavelmente estará a atrair uma boa percentagem de clientes errados. E a não explicar aos clientes certos as razões para trabalhar consigo.

Marketing que funciona atrai os clientes bons. E repele os maus.

Se o seu marketing ainda não faz isso, sempre vai a tempo. Fale com a Hamlet. Estamos aqui para ajudar.

 

Jayme Kopke

Categorias:
B2C, Business to business, Comunicação B2B, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, Estratégia, Marketing B2B, Vendas
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