5 Boas notícias em tempos muito difíceis

26 de maro de 2020
Por Jayme Kopke
É possível encontrar boas notícias num tempo como o que estamos a viver?
É a pergunta que me tenho feito ultimamente. Sem boas notícias, sem algo na realidade em torno que me inspire alguma gratidão, fica difícil levantar da cama e cumprir o que cada dia exige. E estes, como sabemos, são dias exigentes.
Fui então à procura de boas notícias, oportunidades, a metade cheia do copo, e isto foi o que, para já, encontrei:

1. Empresas, lojas, edifícios estão fechados. A sua cabeça não.

É daqueles velhos clichés: os desafios puxam por nós, o ideograma chinês para crise é o mesmo que para oportunidade… Pois então: queria uma crise para se fortalecer? Cá está ela.

Para boa parte de nós, saudáveis e “apenas” impedidos de nos movermos, a boa notícia é que a pandemia tolhe muitas atividades, mas não nos tolhe a criatividade ou a iniciativa. Já que não há remédio senão usá-las, o melhor é fazê-lo com gosto.

Pensar em novas maneiras de contornar esta situação. Inventar novas formas de ajudar os seus clientes neste período. Olhas para as mudanças a que a crise obrigou a sua empresa – quais delas poderão continuar úteis, mesmo quando voltarmos ao normal?

2.  Estamos conectados

Já imaginou um cataclismo como este sem os meios de conexão que hoje temos? A forma como tantas empresas continuam a funcionar, mesmo com escritórios e lojas fechadas, seria impossível há bem poucos anos.

Para muitas delas, aliás, esta pandemia será o empurrão que faltava para acelerarem a adoção de tecnologias e formas de operação que há muito sabiam ser as mais adequadas ao nosso tempo, mas que iam sempre adiando. É o caso da sua?

3. Há uma incrível onda de solidariedade

Aposto que também lhe tem acontecido: nunca, como nos últimos dias, recebi tantas mensagens de quem não via há algum tempo perguntando, simplesmente, como estou.

Estou bem, obrigado – e ainda melhor por saber que a solidariedade está tão viva. Entre vizinhos, entre família e amigos, entre desconhecidos. Ou na forma como tantas empresas estão não só a cuidar dos seus empregados, mas dar um significado finalmente concreto à expressão “responsabilidade social”.

Uma iniciativa como o #tech4covid19, por exemplo – que em poucos dias juntou milhares de profissionais na criação de soluções tecnológicas para lidar com a pandemia – não é só uma impressionante demostração de empreendedorismo e auto-organização. É também uma mostra de que a generosidade pode ser mais contagiosa do que um reles vírus.

4. Vamos aprender

Não sei exatamente o que teremos aprendido quando isto terminar. Mas uma coisa sei: teremos aprendido imenso. Porque é que eu sei? Porque já estamos a aprender. Todos os dias aprendemos novas formas de trabalhar e nos organizarmos. Descobrimos novos recursos e tecnologias. Conseguimos distinguir com mais clareza o importante do supérfluo.

Como, infelizmente, não vemos a saída do túnel, a boa notícia é que ainda vamos aprender muito mais. Tenho certeza que nos será útil, quando esta guerra estiver vencida.

5. A pandemia é boa para o ambiente

Com tanta gente em situação dramática neste momento, é até antipático lembrar isto. Mas é a pura verdade. Como em todas as recessões, só que desta vez mais, a desaceleração brutal da economia melhora muito os indicadores ambientais. Na China, parece mesmo que, entre as pessoas que morreram por causa do vírus e as que deixaram de morrer porque houve menos poluição, o balanço, espantosamente, é positivo.

Deveria fazer-nos pensar – e mudar alguma coisa. Seria, se acontecesse, a melhor notícia de todas. Mas esta, infelizmente, ainda é só um desejo.

E você, encontrou boas notícias nestes dias difíceis?

 

Fonte: Dinheiro Vivo

Outros Artigos

partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.