O peso da baleia na guerra das telecomunicações

A Optus, empresa de telecomunicações australiana, viu-se envolvida, em 2010, numa guerra de preços junto do retalho em que não gostou de se ver envolvida. Decidiu então desenvolver uma acção inovadora e com muito impacto… não tivesse ela envolvido baleias.

O objectivo foi de posicionar-se como uma marca que gere empatia, próxima do consumidor e com forte personalidade, justificando assim um preço mais elevado.

Veja o vídeo:

Optus “Whale Song” from Mark. on Vimeo.

A ideia da Mark – uma agência australiana – foi suportada por um filme publicitário, uma campanha outdoor e uma campanha de banners online que remetia para o site do projecto onde as pessoas podiam interagir com as baleias. A chamada “Whale Song experience” permitia aos visitantes do site criar a sua própria “música para baleias” e interagir com uma baleia virtual. A adesão foi um sucesso e a notoriedade da marca saiu reforçada.

A Optus conseguiu assim manter um preço mais elevado para os seus produtos e serviços do que a concorrência, sem ter de entrar numa guerra de preços que não lhe interessava.

E as baleias agradeceram.


Manuel Caetano, da Hamlet

Manuel Caetano
da Hamlet

Botão_newsletter_2

Categorias:
agências, Comunicação institucional, Internet, Marketing B2B, Marketing Digital, O mundo online, Publicidade, Vídeo
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.