#90 – E o Black Friday, quem diria, chegou também ao B2B – com Jérôme Amoudruz

À primeira vista, o tema deste episódio não parece nada óbvio para um podcast sobre marketing business-to-business: à partida o Black Friday remeteria apenas para o mundo das promoções ao consumidor. Só que já não é assim. O fenómeno ganhou uma tal dimensão, tornou-se tão importante no calendário das empresas e das pessoas, que não poderia deixar de contagiar também os negócios B2B, que cada vez mais usam a data como uma ferramenta para acelerar as vendas.

E é para falar dessa dimensão business-to-business do Black Friday – e não só – que estivemos à conversa com o Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt: uma plataforma de promoções cujo nome diz tudo. E que é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas do Black Friday no mercado português.

 

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Ouça o episódio e descubra:

  • Como surgiu e evoluiu o Black Friday, como se espalhou pelo mundo inteiro e que dimensão já tem em Portugal
  • Como o Black Friday pode ser usado para acelerar vendas ou conseguir outros objetivos de negócio em mercados business-to-business
  • Com que critérios decidir saber se faz sentido, para a sua empresa B2B, associar-se ao Black Friday
  • Quais são os fatores decisivos para tirar partido do Black Friday, e quais os erros a evitar
  • Como aproveitar o Black Friday para acelerar a transformação digital da sua empresa

 

Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

Embora associada ao consumidor final, a Black Friday pode trazer vantagens significativas para empresas B2B. Contudo, é essencial avaliar se o evento se adequa ao seu negócio. Empresas com ciclos de decisão curtos ou necessidade de renovação de stocks são as que mais beneficiam.

Erros a evitar e boas práticas

  • Descontos insustentáveis: promoções atrativas não devem comprometer as margens da empresa
  • Atendimento eficiente: um suporte deficiente pode manchar a reputação da marca
  • Valorização de clientes regulares: evite desvalorizar clientes fiéis ao criar ofertas apenas para novos consumidores
  • Aproveitar para up e cross-selling
  • A Black Friday é ideal para apresentar novos produtos ou serviços aos seus clientes atuais, fortalecendo a relação e aumentando receitas

Parcerias estratégicas: o poder da colaboração

Plataformas como a blackfriday.pt ajudam empresas a amplificar a sua visibilidade e a integrar-se num movimento coletivo. “O suspense de só revelar preços na semana do evento cria expectativa e atrai consumidores”, destaca Jérôme, responsável pela iniciativa em Portugal.

Conclusão

Com uma abordagem estratégica e bem planeada, a Black Friday pode ser muito mais do que um evento promocional: é uma oportunidade para crescer e inovar.

A sua empresa está pronta para aproveitar?

 

Sobre o convidado:

  • Site da BlackFriday.pt
  • Perfil da BlackFriday.pt no LinkedIn
  • Site da Cyber Monday Portugal
  • Site do BRSL Group
  • Perfil do BRSL Group no LinkedIn
  • Perfil no LinkedIn
  • Emails: j@brslgroup.com e j@blackfiday.pt

 

Empresa mencionada:

 

Livro recomendado:

 

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