7 coisas que aprendi no meu estágio profissional na Hamlet
Ao longo destes 6 meses, a minha rotina na Hamlet Comunicação B2B tem proporcionado várias aprendizagens que pretendo levar para a vida, e que venho agora partilhar.
#1 O OUTRO LADO DA COMUNICAÇÃO
Na comunicação de marketing, o business-to-business é visto como o parente cinzento, chato e até menos eficaz. Principalmente quando temos em comparação as marcas de grande consumo, associadas à emoção e ao “fator wow”. Durante esta fase tenho descoberto o que é preciso para que uma empresa B2B se assuma no mercado e seja capaz de construir marcas duradouras.
Estar do outro lado da moeda é bastante enriquecedor para compreender as características dos processos de venda deste mercado, conhecer os decisores empresariais e os erros mais frequentes na comunicação de marketing B2B.
#2 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPA
Enganei-me totalmente ao acreditar que preferia trabalhar sozinha. Na Hamlet tenho dado cada vez mais valor à colaboração entre a equipa. A partilha de conhecimento, o encurtar caminho para os colegas e a criação de ideias em conjunto são elementos marcantes neste percurso.
Por vezes, ser estagiário engloba um sentimento de maior dependência e até chegamos a sentir-nos um fardo. Mas acredita, faz tudo parte do processo natural de crescimento. Claro que pertencer a uma equipa que nos motiva e que se interessa em incluir-nos – não tenho dúvidas – é o que faz a diferença.
#3 OS DESAFIOS TORNAM-NOS MELHORES
Pode parecer que não há nada de novo aqui, mas a realidade pode ser mais difícil. Estar exposto a situações que nos desafiam a sair da zona de conforto torna-nos profissionais mais experientes e responsáveis.
Através do estágio descobri que podemos desenvolver muitas competências que até então não foram exploradas. Por aqui, tenho visto os desafios como uma oportunidade de crescimento e de superação das minhas limitações. E claro que o erro faz parte, mas pedir ajuda é essencial.
#4 NEM TUDO SE RESUME A HARD SKILLS
A nossa personalidade também conta para conquistar o nosso lugar. A transparência, a confiança e a compreensão têm que fazer parte do nosso percurso profissional.
#5 TER DESTAQUE SEM CUSTOS
Colocar à prova a nossa criatividade nem sempre requer grandes investimentos financeiros. Independentemente do setor e da dimensão da empresa, esta capacidade está ao alcance de todos.
No entanto, quando se trata de nos destacarmos num mercado tão saturado, a chave para o sucesso é estabelecer conexões. E embora possa não ser a primeira estratégia que vem à cabeça, o podcast emerge como uma ferramenta eficaz nesse sentido.
Ao criar um podcast, não apenas exercitamos a nossa criatividade, mas também expandimos a rede de contactos. Através dele, podemos conectar-nos com especialistas, líderes de empresas e potenciais clientes. Relações essas que impulsionam a inovação e abrem novas oportunidades de colaboração e crescimento. O Marketing business-to-business: o podcast, da Hamlet, é um exemplo disso e – acreditem – é um conteúdo fácil de criar.
#6 CONHECIMENTOS DO “DIA A DIA”
Claro que não podem faltar os conhecimentos técnicos que aprendi até agora. Vejamos: elaborar um planeamento editorial – e é mais difícil do que parece; aprender a escrever como se fala; a importância de arrumar o sótão – isto como quem diz, ser-se bastante organizado; brainstorming; processo de naming; as especificidades da newsletter, sobretudo, como escrever um bom subject; ter mais capacidade de síntese; aprender mais sobre IA e começar a usá-la de forma ponderada; usar o Mailchimp.
#7 TRATA-SE DE SABER LIDAR COM PESSOAS
Não obstante, sermos uma empresa de comunicação, também surgem alguns problemas de comunicação entre nós – principalmente num regime remoto em que requer uma capacidade de compreensão ainda maior. Na Hamlet tenho aprendido que SIM, é preciso saber falar, mas também é muito preciso saber ouvir.
O estágio é o primeiro passo para o encontro da nossa identidade profissional. Nós, estagiários, somos agentes do erro e da experimentação – num momento em que errar nos torna melhores.
Se escreveres sobre o que aprendes todos os dias, vais ver que o que não falta são oportunidades para evoluir.