#97 – Pilotar aviões, pilotar empresas: descubra as semelhanças – com José Correia Guedes

O que terá um líder empresarial a aprender com um piloto de aviões? Basicamente, tudo. Um avião de grande porte é como uma empresa. Em cada voo, o que está nas mãos do piloto não são apenas ativos de enorme valor financeiro, mas as vidas de centenas de pessoas. Mais ainda do que nas empresas, tomar as decisões certas, às vezes sob extrema pressão, é literalmente uma questão de vida ou morte.
E, para nos explicar o quanto um piloto tem a ensinar sobre liderança, tomada de decisões ou comunicação, ninguém melhor do que o Comandante José Correia Guedes. O piloto mais mediático de Portugal não é apenas uma referência na sua profissão. Depois de uma brilhante carreira na TAP, reinventou-se como um irresistível contador de histórias, que partilha generosamente em livros, programas de televisão ou nas redes sociais. É um privilégio tê-lo também aqui como convidado.
Ouvir no Apple Podcasts:
Ouvir no Spotify:
Ouça o episódio e descubra:
- De onde vem o fascínio que a profissão de piloto exerce sobre tantas pessoas
- O que faz da competência emocional – a capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros – um requisito tão importante, para um piloto, como a competência técnica
- Como um piloto lida com o erro – e que técnicas usam para os evitar
- Como se pode treinar a capacidade de lidar com a certeza e os imprevistos
- Que lições de liderança e trabalho em equipa podemos ir buscar ao cockpit de um avião
- As lições de quem transformou as suas histórias profissionais num ativo de comunicação
Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.
Liderança, decisão e comunicação no marketing B2B
O marketing B2B exige estratégia, clareza e tomada de decisão rápida. Para navegar neste ambiente complexo, alguns princípios fazem toda a diferença: processos bem estruturados, comunicação eficiente e liderança firme. Como diz José Correia Guedes neste episódio de Marketing Business-to-Business: o Podcast: “Um avião é uma empresa, e o comandante é o gestor dessa empresa.” No mundo dos negócios, esta lógica também se aplica: os líderes precisam de tomar decisões rápidas e eficazes para manter a empresa no rumo certo.
A importância de uma comunicação clara
No marketing B2B, mensagens mal transmitidas podem comprometer campanhas e impactar a reputação da marca. A comunicação deve ser objetiva e estar bem alinhada com clientes, parceiros e equipa interna. Tal como no cockpit – onde, como diz José Correia Guedes, “ninguém toma uma decisão sozinho, tudo precisa ser verificado e confirmado” -, no marketing, os processos de revisão e validação garantem clareza e eficácia na comunicação.
Liderança e gestão da equipa
Uma liderança eficaz garante que as estratégias sejam implementadas com sucesso. Um gestor precisa de equilibrar controlo emocional, capacidade analítica e competências interpessoais para lidar com desafios e manter a sua equipa motivada. Além disso, é essencial criar um ambiente colaborativo, onde todos compreendem os seus papéis e contribuem para os objetivos da empresa.
A força das histórias no marketing B2B
As empresas que sabem contar as suas histórias criam ligações mais fortes com o seu público. Partilhar experiências, desafios e aprendizagens torna as marcas mais humanas e próximas dos seus clientes. Como diz José Correia Guedes: “Contar histórias é a melhor forma de conectar as pessoas.” Construir narrativas autênticas e envolventes diferencia a empresa da concorrência e fortalece o relacionamento com o mercado.
Sobre o convidado:
Organizações mencionadas:
Conceito mencionado:
Livro recomendado:
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.