#91 – “A melhor estratégia para a inovação é ter coragem” – com Hugo de Sousa

A palavra “inovação” tem qualquer coisa de paradoxal. Por um lado toda a gente se gaba de ser um praticante. Ao mesmo tempo, em muitas situações, quando falamos de inovação parece que estamos a falar de algo vagamente esotérico, fora do alcance do comum dos mortais. Entre um extremo e outro, felizmente há pessoas que sabem exatamente o que o termo significa, sem o banalizar mas também sem o mistificar, porque dedicam a sua carreira a esse tema.

No caso da inovação, uma dessas pessoas é o Hugo de Sousa, com quem falamos neste episódio. Empreendedor, consultor, professor e keynote speaker muito requisitado, o Hugo tem uma abordagem muito concreta e sistemática da inovação e sabe como tirá-la do pedestal e pô-la no dia a dia das empresas. E isto não podia ter ficado mais claro nesta conversa, cheia de insights e exemplos práticos, sobre o que torna a inovação tão importante e a maneira certa de a levar à prática.

 

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Ouça o episódio e descubra:

  • O que é inovação – e o que não é, apesar de parecer
  • Quais são os sintomas do “narcisismo organizacional” e o que fazer para os evitar
  • Como decidir se a inovação é ou não crucial para a sua empresa
  • R&D e inovação: qual é a diferença?
  • Como encontrar o equilíbrio entre a eficiência no presente e a procura de novas oportunidades para o futuro
  • O que torna o marketing estratégico uma componente essencial dos processos de inovação

 

Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

 

Inovação empresarial: moda ou necessidade?

A palavra “inovação” tornou-se um termo omnipresente no mundo empresarial. Todas as empresas dizem ser inovadoras, mas, ao mesmo tempo, muitos gestores tratam a inovação como algo inacessível ou misterioso. Será que inovar é uma prática essencial para todos os negócios ou apenas uma vantagem competitiva para os gigantes tecnológicos?

Neste podcast com Hugo de Sousa, especialista em inovação e empreendedorismo, exploramos como as empresas podem e devem encarar este desafio, independentemente da sua dimensão ou setor.

O que é, afinal, a inovação?

Inovação é um processo que transforma ideias em valor real para o negócio. Pode envolver novos produtos, modelos de negócio ou melhorias nos serviços existentes. O ponto-chave é a criação de valor sustentável, algo que exige planeamento e persistência, tal como manter a saúde física exige exercício regular e uma boa alimentação.

Por que é que inovar é tão difícil?

Segundo Hugo, muitas empresas caem no conforto do sucesso e, além disso, há uma busca incessante por resultados imediatos. Assim como não se fica em forma com uma ida ocasional ao ginásio, não se pode esperar que a inovação produza resultados instantâneos. É preciso consistência, coragem e, muitas vezes, paciência para colher os frutos do esforço inovador.

A inovação é mais importante para umas empresas do que para outras?

Quando surge um concorrente disruptivo, como a DIGI em Portugal no setor das telecomunicações, até os gigantes estabelecidos são obrigados a repensar as suas estratégias.

Por outro lado, em setores altamente competitivos ou de rápida evolução, como a tecnologia, inovar é uma questão de sobrevivência. Mas até negócios tradicionais – como os pequenos retalhistas ou empresas familiares – podem encontrar oportunidades ao reinventar a forma como servem os seus clientes ou otimizam os seus processos internos.

Como começar a inovar na sua empresa

  1. Defina objetivos claros
    Inovação sem direção é como correr numa passadeira sem destino. Identifique os desafios específicos que a sua empresa enfrenta e alinhe a inovação aos seus objetivos estratégicos.
  2. Crie uma cultura aberta
    Incentive a equipa a partilhar ideias e a experimentar. O erro não deve ser visto como falha, mas como parte do processo de aprendizagem.
  3. Invista no longo prazo
    Tal como um corpo saudável é o resultado de anos de exercício e boa alimentação, a inovação sustentável exige tempo e consistência. Evite a tentação de buscar apenas soluções de curto prazo.
  4. Adote a mentalidade de “sempre dia um”
    Inspirando-se no lema da Amazon, trate cada dia como uma nova oportunidade para reinventar o seu negócio. Não se acomode no sucesso atual.

Conclusão

A inovação não é um luxo ou uma moda passageira, mas uma necessidade vital para qualquer empresa que deseje prosperar a longo prazo. Seja em startups, grandes corporações ou pequenas empresas familiares, a capacidade de se reinventar e de criar valor de forma consistente é o que separa os líderes dos seguidores.

Com um plano bem definido, uma cultura aberta e a mentalidade certa, qualquer empresa pode integrar a inovação no seu ADN e preparar-se para o futuro. E lembre-se: tal como no ginásio, o segredo está na consistência.

 

Sobre o convidado:

 

Conceito mencionado:

 

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Livros recomendados:

 

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