7 coisas que aprendi no meu estágio profissional na Hamlet

Ao longo destes 6 meses, a minha rotina na Hamlet Comunicação B2B tem proporcionado várias aprendizagens que pretendo levar para a vida, e que venho agora partilhar.

#1 O OUTRO LADO DA COMUNICAÇÃO

Na comunicação de marketing, o business-to-business é visto como o parente cinzento, chato e até menos eficaz. Principalmente quando temos em comparação as marcas de grande consumo, associadas à emoção e ao “fator wow”. Durante esta fase tenho descoberto o que é preciso para que uma empresa B2B se assuma no mercado e seja capaz de construir marcas duradouras.

Estar do outro lado da moeda é bastante enriquecedor para compreender as características dos processos de venda deste mercado, conhecer os decisores empresariais e os erros mais frequentes na comunicação de marketing B2B.

#2 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPA

Enganei-me totalmente ao acreditar que preferia trabalhar sozinha. Na Hamlet tenho dado cada vez mais valor à colaboração entre a equipa. A partilha de conhecimento, o encurtar caminho para os colegas e a criação de ideias em conjunto são elementos marcantes neste percurso.

Por vezes, ser estagiário engloba um sentimento de maior dependência e até chegamos a sentir-nos um fardo. Mas acredita, faz tudo parte do processo natural de crescimento. Claro que pertencer a uma equipa que nos motiva e que se interessa em incluir-nos – não tenho dúvidas – é o que faz a diferença.

#3 OS DESAFIOS TORNAM-NOS MELHORES

Pode parecer que não há nada de novo aqui, mas a realidade pode ser mais difícil. Estar exposto a situações que nos desafiam a sair da zona de conforto torna-nos profissionais mais experientes e responsáveis.

Através do estágio descobri que podemos desenvolver muitas competências que até então não foram exploradas. Por aqui, tenho visto os desafios como uma oportunidade de crescimento e de superação das minhas limitações. E claro que o erro faz parte, mas pedir ajuda é essencial.

#4 NEM TUDO SE RESUME A HARD SKILLS

A nossa personalidade também conta para conquistar o nosso lugar. A transparência, a confiança e a compreensão têm que fazer parte do nosso percurso profissional.

#5 TER DESTAQUE SEM CUSTOS

Colocar à prova a nossa criatividade nem sempre requer grandes investimentos financeiros. Independentemente do setor e da dimensão da empresa, esta capacidade está ao alcance de todos.

No entanto, quando se trata de nos destacarmos num mercado tão saturado, a chave para o sucesso é estabelecer conexões. E embora possa não ser a primeira estratégia que vem à cabeça, o podcast emerge como uma ferramenta eficaz nesse sentido.

Ao criar um podcast, não apenas exercitamos a nossa criatividade, mas também expandimos a rede de contactos. Através dele, podemos conectar-nos com especialistas, líderes de empresas e potenciais clientes. Relações essas que impulsionam a inovação e abrem novas oportunidades de colaboração e crescimento. O Marketing business-to-business: o podcast, da Hamlet, é um exemplo disso e – acreditem – é um conteúdo fácil de criar.

#6 CONHECIMENTOS DO “DIA A DIA”

Claro que não podem faltar os conhecimentos técnicos que aprendi até agora. Vejamos: elaborar um planeamento editorial – e é mais difícil do que parece; aprender a escrever como se fala; a importância de arrumar o sótão – isto como quem diz, ser-se bastante organizado; brainstorming; processo de naming; as especificidades da newsletter, sobretudo, como escrever um bom subject; ter mais capacidade de síntese; aprender mais sobre IA e começar a usá-la de forma ponderada; usar o Mailchimp.

#7 TRATA-SE DE SABER LIDAR COM PESSOAS

Não obstante, sermos uma empresa de comunicação, também surgem alguns problemas de comunicação entre nós – principalmente num regime remoto em que requer uma capacidade de compreensão ainda maior. Na Hamlet tenho aprendido que SIM, é preciso saber falar, mas também é muito preciso saber ouvir.

 

O estágio é o primeiro passo para o encontro da nossa identidade profissional. Nós, estagiários, somos agentes do erro e da experimentação – num momento em que errar nos torna melhores.

Se escreveres sobre o que aprendes todos os dias, vais ver que o que não falta são oportunidades para evoluir.

Inês Martins

Categorias:
Blog, Business to business, formação, pessoas, Relacionamento, Sobre a hamlet
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.