#110 – “Ver o que todos veem, pensar o que ninguém pensou” – com Alexandre Duarte

Numa atividade como o marketing ou a comunicação, em que há uma tremenda pressão para fazer e fazer depressa, nem sempre é fácil encontrar o espaço para parar, ganhar distância e refletir sobre o que fazemos. É para contrariar esta dificuldade que, no nosso podcast, frequentemente temos convidados ligados à academia. Profissionais para quem esse pensar, esse ganhar distância, não é algo que acontece nos intervalos, mas é a atividade principal.

Mas é ainda melhor quando o nosso convidado leva essa capacidade de reflexão e sistematização para áreas normalmente associadas apenas ao talento individual – como é o caso da criatividade. É o que faz o Alexandre Duarte, professor e investigador de referência nas ciências da comunicação, com um foco na criatividade publicitária e na construção de marca. Com uma bagagem de muitos anos como criativo e estratega de comunicação, o Alexandre explica-nos neste episódio como se faz a ponte entre a teoria e a prática, e porque é que ela é tão importante nestes nossos tempos de mudança acelerada.

 

Ouvir no Spotify:

Spotify Logo para aceder ao episódio

Oiça o episódio e descubra:

  • Qual é a única maneira de se preparar para ser um criativo publicitário
  • Como mudou o papel da escola numa sociedade em que é preciso estar sempre a aprender
  • Quais são as 4 – ou 5 – grandes eras do branding, e o que caracteriza aquela em que estamos
  • Como a chegada da IA cria um novo paradigma para a comunicação das marcas
  • O que muda no modelo de vendas quando toda a informação está disponível online
  • O que é uma boa ideia e qual é o segredo para as produzir

 

Sobre o convidado:

 

Instituições mencionadas:

 

Conteúdos mencionados:

 

Evento mencionado:

 

Empresas mencionadas:

 

Marcas mencionadas:

 

Pessoas mencionadas:

 

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.

Siga-nos também no LinkedIn, Instagram e Facebook.

 

Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

O segredo da criatividade

Para Alexandre Duarte, a definição de uma boa ideia é simples, mas poderosa: “ver o que toda a gente vê e pensar o que ninguém pensou”. A criatividade, segundo ele, não é um dom místico, mas um exercício de conexão. Alexandre ainda aponta que o nosso cérebro funciona através de ligações: quanto mais informação diversa absorvermos — desde uma conversa no metro até à observação de comportamentos num supermercado — mais “pontos” temos para ligar.

A ponte entre a teoria e a prática

Alexandre defende que a publicidade e a comunicação são ofícios que se aprendem, sobretudo, a fazer. Foi esta convicção que o levou a criar a Oficina de Portfolio, um projeto pioneiro que colocou alunos a responder a briefings reais de grandes marcas (como Red Bull ou BMW), provando que a “mão na massa” e o erro controlado são as melhores escolas.

B2B: o triângulo invertido da confiança

Alexandre Duarte descreve que nos últimos anos houve uma inversão total no modelo de vendas do B2B: antigamente, gastava-se pouco tempo na relação e muito tempo no fecho e negociação. Hoje, o modelo de sucesso é o oposto (o triângulo invertido): 40% do tempo deve ser investido a criar confiança e empatia, conhecendo a pessoa do outro lado, as suas dores e o seu contexto. Quando esta base humana está sólida, a venda deixa de ser um combate de argumentos e torna-se uma consequência natural da relação.

Categorias:
agências, B2C, Branding, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, Comunicação de venda, content marketing, Criatividade, Empatia, Envolvimento, Eventos, Fluxo de trabalho, formação, Influenciadores, Inteligência Artificial, Marketing viral, pessoas, Podcast, Publicidade, Relacionamento, Relações Públicas
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_v1c2.svg
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_420_v1cb.svg
12
1
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.