#107 – Inspirar, entregar, inovar: como manter uma marca forte mesmo num setor com alto grau de comoditização – com Ângela Araújo

“Não existem commodities” – declarou, num artigo famoso, Theodore Levitt. “Todos os bens e serviços podem ser diferenciados”. Se, em teoria, isto é algo que ninguém discute, encontrar estes fatores de diferenciação pode ser mais difícil nuns setores do que noutros.

É o caso da papelaria, setor em que opera a Firmo, tanto no mercado B2C como no B2B. Um caderno é um caderno: como então manter a preferência de consumidores e empresas durante décadas, sem contar exclusivamente com o mais fácil – o preço?

Foi sobre isso que conversamos com a Ângela Araújo, Diretora de Marketing, que nos contou como a inovação, a qualidade do serviço e a capacidade de ouvir e antecipar-se ao mercado têm permitido à Firmo capitalizar o seu legado sem perder a relevância.

 

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Oiça o podcast e descubra:

  • Como manter uma marca relevante década após década, mesmo num
    mercado com poucas barreiras à entrada e em que é fácil imitar
  • As vantagens de ter o marketing como protagonista desde a fase da
    concepção do produto
  • Como partir da escuta do consumidor e do cliente para gerar inovação num
    mercado “tradicional”
  • Como montar uma estratégia de distribuição que integra e tira partido tanto dos canais físicos como dos digitais

 

Sobre a convidada:

 

Livro recomendado:

 

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Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

Marketing B2B e B2C: dois mundos diferentes, mas complementares

A Ângela Araújo destaca uma ideia central: embora empresas e consumidores comprem de forma distinta, no fim ambos são feitos de pessoas. Por isso, o marketing B2B e o B2C têm fronteiras próprias, mas também aprendizagens cruzadas.

Diferenciação em mercados comoditizados

Num setor em que os produtos são facilmente replicáveis, a diferenciação vem de fatores como:

  • História e reputação da marca (construção de confiança)
  • Portefólio alargado que simplifica a vida do cliente
  • Personalização e design como valor acrescentado
  • Sustentabilidade, cada vez mais valorizada nos processos de compra

Tradição vs. inovação

Uma marca com décadas de história enfrenta sempre o risco de ficar “presa à nostalgia”. O equilíbrio está em preservar o ADN e os produtos icónicos, mas ao mesmo tempo lançar novidades alinhadas com as tendências e comunicar com design moderno e linguagem atual.

Distribuição omnicanal e experiência integrada

A estratégia de distribuição conjuga canais físicos e digitais:

  • Físico: continua essencial para dar credibilidade, permitir experimentação e sensibilização direta
  • Digital: cresce no peso, sendo rápido, mensurável e essencial tanto para a comunicação como para as vendas 

O segredo está em usar os dois em complementaridade, criando experiências fluidas.

Categorias:
B2C, Business to business, Canais de distribuição, Comunicação B2B, Comunicação de marca, Desenvolvimento de produto, Design, Estratégia, Inovação, Internacionalização, Marcas, Media, Podcast, Relações Públicas, Sustentabilidade, Vendas
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