A Novabase actua em diferentes áreas de negócio, através de várias empresas e divisões. A sua própria história de crescimento passou pela absorção de empresas e pela criação de outras. Até 2009, a gestão de carreiras na empresa reflectia essa história, sendo feita de diferentes maneiras nas várias divisões da Novabase. Isso, por sua vez, dificultava a criação de uma cultura única, partilhada pelos cerca de 1800 colaboradores.

A Hamlet criou a identidade do programa

O programa de gestão do talento veio alterar esta situação, introduzindo um único sistema de avaliação e progressão na carreira para toda a Novabase. E era isso que era preciso comunicar, permitindo a compreensão dos benefícios do programa e a sua adopção por toda a empresa.

O primeiro desafio colocado à Hamlet, a quem foi confiada a Comunicação Internacomunicação de lançamento, era dar ao novo programa um nome e uma identidade visual. Novabase & You foi o nome adoptado, por responder aos requisitos de clareza, concisão e proximidade com o target. Outra vantagem foi que a sua representação gráfica permitiu tirar partido, na comunicação, do símbolo “&”, como tradução instantânea de uma parceria entre iguais, com vantagens e responsabilidades para cada um dos lados.

Novabase & You - Comunicação interna de lançamentoA campanha de comunicação interna começou com uma fase teaser, em que se anunciava a chegada de uma nova parceria estratégica para a Novabase (por uma feliz coincidência, estavam a sair na imprensa, nessa altura, notícias sobre eventuais entradas de novos parceiros no capital da empresa). O nome do parceiro era deixado em suspenso: Novabase &…

Seguia-se a revelação de que o parceiro estratégico era, afinal, o próprio colaborador. Por fim, a fase final da campanha explicava os benefícios e forma de funcionamento do programa, com cada peça centrada num aspecto: as regras de evolução na carreira, os critérios de avaliação, os incentivos, as oportunidades de crescimento profissional.

A comunicação foi suportada por cartazes, emails, banners na internet e autocolantes nos elevadores.

Cartaz Campanha RH Novabase
A 2ª fase da campanha detalhava os benefícios do programa

Veja o que este cliente tem a dizer sobre a Hamlet.

E para estar sempre em dia com as melhores formas de comunicar com clientes empresariais, formadores de opinião, colaboradores ou outros públicos profissionais,  assine a nossa B2B NewsLetter..