A comunicação do processo de certificação da CA Seguros foi desenvolvida pela HamletConsiderada pela revista Exame, por três anos consecutivos, a melhor seguradora do seu ramo e dimensão, a CA-Seguros decidiu em 2010 que era a altura de levar o seu sucesso ainda mais longe. Lançou para isso um projecto de certificação dos seus processos de gestão.

Sendo um projecto trabalhoso, que requer mudança de hábitos, era indispensável o envolvimento de todos os colaboradores. Esse foi o desafio colocado à Hamlet: desenvolver um programa de comunicação interna que tornasse claros para toda a empresa os benefícios da certificação, facilitando a adesão de todos ao processo.

 

Campanha interna CA Seguros desenvolvida pela Hamlet
A campanha teve uma fase teaser, que convocava para o evento de lançamento

Criar entusiasmo à volta de um projecto desta natureza tem algumas dificuldades. A certificação é um processo abstracto, baseado em procedimentos, regras e controlos. É assim até nas vantagens que promete – “qualidade” ou “produtividade”, por exemplo. Além disso a sua implementação é gradual, com uma participação não-simultânea das várias áreas da empresa – o que dificulta a sua percepção como uma mudança marcante e decisiva.

O desafio, então, era tornar todo o processo mais concreto, transformando-o numa narrativa dramática, com um ponto de partida, um caminho e um ponto de chegada. O que exigiu, em primeiro lugar, enquadrá-lo no tempo. Nasceu assim a marca 2011, Ano da Qualidade – uma forma de focalizar os esforços exigidos, tornando visível a meta a atingir.Comunicação interna CA Seguros, concebida pela Hamlet

O segundo passo foi traduzir, em termos palpáveis, as implicações e benefícios da certificação. Para isso, a preparação de um espectáculo musical revelou-se a metáfora perfeita.

Assim como a certificação, a música exige uma preparação disciplinada, em que cada um tem que conhecer e desempenhar à risca o seu papel. Exige uma prática rigorosa, um aperfeiçoamento constante e uma perfeita coordenação entre todos. E também conduz, no fim, a um resultado que agrada e orgulha a todos.

 

A certificação da CA Seguros foi promovida internamente pela Hamlet
A analogia com a música torna palpáveis os benefícios da certificação.

Dirigida a todos os colaboradores da CA Seguros, a campanha de lançamento do Ano da Qualidade teve uma fase teaser, que convocava para o evento de apresentação do programa, e uma fase de revelação, em que a metáfora musical foi desdobrada. O tema será o fio condutor das várias iniciativas de comunicação do programa previstas para 2011.

Na avaliação da CA Seguros, a Hamlet “apresentou um projecto de comunicação interna muito apelativo em termos de imagem e com conteúdos perfeitamente adequados ao objectivo e com uma perspectiva de continuidade ao longo de todo o desenvolvimento do Projecto de Gestão da Qualidade”.

Veja o que este cliente tem a dizer sobre a Hamlet.Comunicação Interna

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